segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como construir um futuro melhor X Grandes erros da Humanidade (SERIE HISTORIA X ATUALIDADE - texto 8)

Após 7 textos estamos chegando ao fim da serie historia X atualidades. No decorrer dos textos tentei abordar temas de relevância e relacioná-los a algum exemplo histórico. Neste ultimo texto abordaremos a temática “Como construir um futuro melhor X Grandes erros da Humanidade” tentada analisar de forma símplice alguns exemplos de erros ocorridos durante o século XX em especial.
No século XX toda a concepção de universo e mundo foi modificada, nunca se tinha ocorrido tamanha revolução nos pensamentos e tecnologias como nestes 100 anos, ocorreram as duas grandes guerras, os carros e aviões se tornaram algo palpável, surgiu a energia atônica, surgiu a tectônica de placas, ganhamos o espaço, nossa população se multiplicou em um ritmo jamais visto, a educação se universalizou e o consumo humano se multiplicou por 4.
Estas mudanças estão ainda em andamento e por isso temos que pensar nos rumos da humanidade e da vida no nosso planeta, durante os ultimo século por varias vezes o homem colocou picuinhas a frente da necessidade de existência da vida. Um belo exemplo disso é a crise dos mísseis e a provável guerra nuclear que não aconteceu por pouco. Isso é só um exemplo, pois existem coisas muito menos polemicas que ocorreram a até hoje estão acorrendo. Exemplo disso e a constante degradação ambiental e esta idéia de se manter sempre o desenvolvimento financeiro a cima do meio ambiente não respeitando os limites dos ecossistemas e nem as demais formas de vida de nosso planeta.
As busca por poder sempre coloca em risco a sobrevivência humana, a maioria das guerras que ocorreram durante os últimos 100 anos tinha como simples objetivo adquirir mais poder e recursos energéticos, e nisso muitos erros que jamais serão corrigidos foram cometidos como o massacre dos judeus durante a 2 guerra ou até mesmo os muitos mortos durante a guerra do Iraque.
Tudo isso faz nós pensar sobre como construir um futuro melhor, para mim esta construção passa somente por uma palavra EDUCAÇÃO, somente a educação muda o mundo, tornando as pessoas pensantes, fazendo elas questionarem os erros da sociedade e assim construindo novos caminhos mais seguros e com menos erros. E para isso deixo agora um vídeo que pode dizer muito...



O futuro esta em nossas não cabe a nos construí-lo!  


E para quem não leu e tiver curiosidade segue a baixo os de mais textos da série:

http://caiubi.blogspot.com/2011/07/revolucao-industrial-x-as-patentes-de.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/05/as-colonizacoes-texto-5.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/03/idade-media-feudos-x-guerras-atuais.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/03/queda-do-imperio-romano-x-legislativo.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/imperio-romano-politica-fiscal-e-infra.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/continuando-na-historia-da-humanidade.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/democracia-no-passado-e-os-problemas-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário