segunda-feira, 4 de julho de 2011

Revolução Industrial X as patentes de hoje - História X atualidade (texto 7)

Revolução industrial, época de grande mudança na história da humanidade. Foi onde a tecnologia desabrochou, começando esta época de progresso e destruição ambiental que vivemos hoje. A revolução industrial se baseava em cima de poucas coisas basicamente em ferro e carvão. Bom eu como um quase geólogo não posso deixar de dizer que este fatores foram decididos ainda no paleozoico, já que o carvão vem das antigas florestas do período carbonífero onde nesta época todo os continentes que hoje estão hemisférios norte estavam próximo ao equador em uma área tropical tendo grandes florestas, estas por sua vez deram origem as reservas de carvão utilizadas na revolução industrial. Já nós, países do hemisfério sul, sub desenvolvidos, durante o carbonífero estávamos próximos de onde é a antártica sendo assim não tínhamos grandes florestas e por isso não temos quase nada de carvão. 
Bom pra quem acredita em destino, pode dizer então que a muito tempo atrás decidiram que seriamos países subdesenvolvidos! Ironia do destino né?
Voltando a falar de da revolução industrial, com ela a produção começou a ser fragmentada diferente de antes que uma pessoa sabia todo o processo de produção no modelo criado na revolução industrial o funcionário saberia somente a sua função. Neste momento começou a se estabelecer as classes sociais e o capitalismos ganhou força. Durante a revolução industrial quem sabia montar um maquinário sofisticado ou um produto novo ficava rico, no Brasil como não tínhamos quase nada de carvão não desenvolvemos! E assim continuávamos nossa função de exportar matéria prima e importar tecnologia produzida pelos outros países, função essa exercida com orgulho até hoje, ja que, produzimos soja, algodão, milho, arroz e muitas outras coisas. Mas você sabe da onde vem os maquinários, os insumos agrícolas ou até mesmo as sementes? bom do Brasil que num é! Em quando isso a China começa a produzir tudo possível em tecnologia, e olha só nos compramos deles!!! Hoje quem ganhar e cresce é quem produz patente e tecnologia! Seremos um pais do futuro, com sendo um futuro polo tecnológico ou continuaremos sendo um pais do passado sendo produtor de matéria prima somente?
Já disse isso em outros textos, hoje o Brasil ainda é uma colônia. Não produzimos tecnologia, não produzimos patentes, produzimos apenas matéria prima. Ou seja hoje já não é mais o carvão que define que vai ser desenvolvido ou sub desenvolvido já tá na hora da coisa mudar né? Precisamos de investimentos em Tecnologia, em inovação tecnológica, em patentes e o mais importante em EDUCAÇÃO! O começo não temos como mudar, mais ainda da pra mudar o final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário