terça-feira, 19 de julho de 2011

Os rumos do movimento estudantil nacional!



Após mais um congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, podemos dizer que o movimento estudantil precisa repensar sua atuação. O CONUNE ocorreu em Goiânia de 13 a 17 deste mês de Julho e teoricamente era para ser um palco amplo de debate sobre a educação brasileira e sobre o futuro de nosso país. Contudo não foi oque aconteceu, em um congresso marcado pela sua curta duração e pela ausência de ousadia na organização onde até as culturais foram minguadas, se comparadas ao congresso passado. Os estudantes do Brasil inteiro se encontravam em um verdadeiro espetáculo treinando seus muitos gritos de guerra, um grupo ofendendo o outro e em momento algum obtendo consenso em qualquer que seja a proposta apresentada.
                Para não dizer que a oposição e situação não tiveram unidas por momento nem um na macha da maconha todas as forças tinham seus representantes que juntos gritavam “um beque gigante na boca do estudante” ou “o movimento estudantil legalizando a maconha do Brasil”, mostrando assim que pelo menos esta pauta tem como todo mundo queimar junto, quer dizer lutar juntos. Sou a favor da legalização da maconha, devido a muitos fatores que agora não cabe elencar, mas toda via acredito que existem assuntos mais importantes para serem tratados como assistência estudantil, garantia da meia entrada, o novo código florestal  entre outras pautas que certamente é de interesse de qualquer militante do ME no Brasil que pense no futuro. Estas pautas ficaram fora dos debates e quando ocorreu tentativas de debates o GRUPISMO do ME polarizado entre Oposição e Situação optaram por ao invés de discutir agredir trocando a luta pela luta de fato. Quem queria um debate de verdade vai ter que procurar outro local para obter isso por que no CONUNE  não deu.
                Mas o mais bonito são os animadores de torcida também conhecidos como lideres, que cuidavam atentamente dos muitos perdidos que se encontravam no congresso e muitas vezes foram sem nem mesmo saber oque era UNE, ou qual a importância do congresso. É isso galera esse é o futuro do ME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário