terça-feira, 12 de julho de 2011

A comida!! O Homem primata!? e como será o homem do futuro?

Estava eu no CEU (Casa do estudante da universitário) em um belo dia de domingo junto com alguns amigos e demais moradores. Como o RU (Restaurante Universitário) ta em Greve estamos recebendo comida da UFMT, temos carne, legumes, carboidratos e leite. Contudo neste dia o gás acabou...

Começou então uma experiência lúdica sobre a vida do homem pré historio...

Pegamos a carne e tivemos uma alimentação a base de carne e legumes o que me levou a pensar na evolução humana, uso e desuso e entre outras coisas que remetem a ciência e ao passado de nossa espécie. Na hora lembrei que somo resultado de uma estranha evolução e que esta ainda esta em andamento. Tenho apenas 3 molares e minhas presas não são grandes coisas, em minha barriga existe uma apêndice que já não tem utilidade a milhões de anos. Isso por que somos mamíferos descendentes de seres unicelulares, de peixes, repteis e também de outros mamíferos e primatas.

Durante aquele churrasco, ao comer a carne e os legumes pensei de quando aqueles hábitos tinhas surgidos na humanidade e de o quanto hoje eles são necessários. O homem começou a comer carne assada quando dominou o fogo durante o paleolítico e assim surgiu o churrasco...

As pessoas se juntavam, caçavam e depois comiam (só não tenham inventado a cerveja se não beberiam a cerveja também) e hoje é lógico já não caçamos quase (a maioria de nós), mas trabalhamos e compramos a carne e depois assamos junto com os amigos e agora na maioria das vezes com a cerveja de acompanhamento.

Os legumes por sua vez fazem parte da alimentação desde muito tempo antes do homem ser homem! Prova disso é o nosso apêndice que servia para digestão de celulose. Contudo o homem passou por muitas dificuldade e muitas quase extinção durante os periodos onde a natureza chegou em seus extremos, nestas épocas os seres humanos que se alimentavam de carne tendiam a sobreviver enquanto os grupos que se alimentavam de vegetais tendiam serem exterminados. A carne demora mais a ser digerida e possui uma concentração maior de gordura e outros nutrientes que muitas vezes eram retirados de carnes quase podres, além do mais, independente das condições climáticas do planeta enquanto houver vegetais terá animais sendo assim durante os períodos mais extremos como a era do gelo ou grandes secas os vegetais ficavam escassos em determinados momentos enquanto os animais se tornavam uma alternativas mais viável. Posteriormente com o desenvolvimento de ferramentas e armas mais sofisticadas o ser humano passou a utilizar também a caça e assim usar também as peles (casacos) e ossos (ferramentas e armas) para benefício de sua qualidade de vida.

É interessante pensar que somos resultados de uma evolução inigualável e que este processo ainda esta em andamento depois de entender um pouco da vida passada e ao percebermos que nossos genes estão em mudança já que partes do nosso corpo estão desaparecendo podemos pensar:

COMO SERÁ O HOMEM DO FUTURO?

Vejam só, no passado comiamos carne e por isso tínhamos grandes caninos, hoje comemos menos carnes (a final ta caro um bifinho hoje né) e em vez disso comemos salgadinhos, comidas industrializadas e mudamos nossos hábitos totalmente. Desta forma podemos pensar que as mudanças de hoje se refletirão na nossa estrutura física futura e por que não até mesmo mental.

Já pensou o que pode surgir ou desaparecer?

se tiver sugestão posta o um comentário ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário