sexta-feira, 29 de julho de 2016

O Geoturismo e as diferenças entre Geoparques e área protegida.

Para se compreender a diferença entre Geoparques e área protegida é preciso uma breve apresentação de alguns conceitos como o de Geoturismo, esta vertente do turismo de natureza destaca o valor dos objetos e dos processos geológicos que garantem aos turistas uma cultura científica, em especial a compreensão do relevo, das rochas, dos fósseis e de outros elementos da geodiversidade, para além da mera apreciação estética e de outros valores culturais e naturais.
Morro dos Três Portões, Assentamento de Jangada Roncador 

Esta modalidade de turismo está estritamente ligada ao desenvolvimento local, ou seja, as comunidades situadas na região. Por outro lado o geoturismo tem como premissa a conservação dos geossítios e também o desenvolvimento da cultura científica em todos os níveis educacionais tanto para os turistas como para os moradores locais.
No geoturismo podem-se apreciar elementos como a paisagens e as geoformas, recursos geológicos, fósseis, rochas, minerais e solos. Para que isso ocorra é necessário utilizar uma linguagem adequada e acessível ao público, enfatizar a relação da geodiversidade com a biodiversidade e sociedade.
Em geral é praticado em territórios onde se destaca o património geológico, essencialmente aquele que revela valor estético ou forte ligação com a sociedade, com a história e com a biodiversidade.
O desenvolvimento do geoturismo esta relacionada à inventariação do programa de geoturismo, a classificação e motorização, além de também relacionar estes fatores com outros valores ecológicos, etnográficos, arqueológicos e históricos. Associados a uma valorização da geodiversidade e do patrimônio através de publicações, websites, mesas e outros meios de interpretação, desenvolvimento de percursos e formação de guias especializados.
Os projetos de geoturismo podem estar relacionados à visitação de áreas protegidas, mas podem ser desenvolvidos em outras áreas com patrimônio geológico que constitui a base para a atração de turistas. Em projetos de parques temáticos, por exemplo, mas podem ser também em uma área qualquer.
O geoturismo em geral está associado à geoparques, estes por sua vez são constituídos por três pilares fundamentais: Geoconservação, Educação e Geoturismo. Os geoparques são territórios com fronteiras definidas, para qual existe um plano de desenvolvimento dirigido para a população local, sustentado na conservação, promoção, valorização e uso desse patrimônio, bem como de outros valores naturais, culturais e recreativos.

Uma área protegida pode estar relacionada a um geoparque, contudo, os dois conceitos possuem naturezas diferentes, visto que conforme citado acima os geoparque possuem como um dos seus pilares fundamentais o envolvimento com a população local, associando os valores da geoconservação com o dia a dia das pessoas e com os produtos turísticos regionais. Enquanto as áreas de proteção possuem uma relação maior com a natureza biótica, ou seja, com a preservação da biodiversidade, os geoparques possuem um enfoque para a natureza abiótica, mais especificamente com a preservação da geodiversidade. Cabe ressaltar que existe uma intima ligação entre a biodiversidade de uma região e a geodiversidade deste mesmo local. Toda via, a forma de se gerir a um geoparque e uma área protegida é distinta e a sua própria função é diferente, mas em muitos casos áreas protegidas fazem parte também de geoparques.  A proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães pode trazer um grande diferencial para o turismo da região, fomentado o turismo rural e o geoturismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário