domingo, 31 de julho de 2016

“Profecias” sobre o fim do mundo e os polos magnéticos da Terra

Na última semana circulou pela internet um boato que o mundo acabaria no dia 29 de Julho devido à inversão do polo magnético da Terra. Como vocês podem ver a data já passou e o mundo não acabou, mas essa é uma oportunidade para falarmos um pouco mais deste fenômeno geológico. Sim a inversão do polo magnético pode acontecer, mas não sei quando isso irá ocorrer de fato. Digo mais, o polo magnético já se inverteu milhares de vezes ao longo da história geológica. E como os geólogos sabem disso?

            Nosso planeta é formado por 12 placas tectônicas principais, estas placas se movimentam lentamente. Quando elas colidem umas com as outras dão origem a imensas cadeias de montanhas como os Andes e os Himalaias esses limites de placas são chamados de convergentes ou destrutivos. Quando estas placas deslizam uma lateralmente em relação à outra temos um tipo de limite de placa chamado de transformante ou conservativo. Já quando estas placas estão se afastando umas das outras, no meio do oceano ocorre processos vulcânicos que possibilitam que estas placas cresçam permitindo a abertura do oceano, este limite de placa é conhecido como limite divergente ou construtivo. O continente Africano e a América do Sul, por exemplo, se afastam ano a ano um da outro e essa separação se iniciou a mais 120 milhões de anos. Mas por que estou dizendo isso?
            Estas rochas que são formadas com a expansão do assoalho oceânico possuem minerais magnéticos que quando se cristalizam se orientam conforme o polo magnético da Terra. Desta forma, ao se analisar as rochas que formam o fundo dos oceanos, os geólogos notaram que a inversão do campo magnético já ocorreu na Terra muitas vezes e por isso, podemos dizer com certeza que essa inversão irá ocorrer novamente.
              Bom à vida existe na Terra a mais de 3,5 Bilhões de anos e nenhuma destas inversões do polo magnético causou o apocalipse. O homem nunca presenciou a inversão do polo magnético, sabemos apenas que os polos estão hoje enfraquecendo e que uma hora irão se inverter. Mas com certeza essa inversão não causará o fim do nosso planeta. Então avisem os coleguinhas, precisamos achar um novo motivo para o fim do mundo, talvez seja mais legal voltar a pensar no apocalipse zumbi, na queda de um meteorito gigante ou quem sabe em uma invasão alienígena! Isso se nós humanos, não tratarmos de destruir nosso próprio planeta sozinho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário