quarta-feira, 9 de março de 2011

A queda do império Romano X Legislativo Brasileiro (SERIE HISTORIA X ATUALIDADE - texto 4)


O império romano foi uma das mais poderosas civilizações da historia, muito do que temos hoje em âmbito cultural, arquitetônico, econômico e político se baseia nas técnicas desenvolvidas por esta civilização.
Muitos estudam até hoje quais foram às causas da queda do império romano, mas uma coisa é consenso entre os estudiosos, uma das principais causas se não a principal, foi à corrupção na administração de Roma em especial do senado romano. Os senadores se afundaram na corrupção, trafico de influencias, legislavam pensando somente em seus interesses pessoais e em aumentar suas fortunas. Isso ocasionou o colapso da administração pública e após muitos anos por conseqüência a queda do império romano.
Hoje mais de um milênio depois o Brasil possui o parlamento mais caro entre os países da America latina e um dos mais caros parlamentos do mundo. Cada deputado custa mais 10,2 milhões por ano, ou seja, são 540 deputados (se não me engano) isso da aproximadamente 5,5 bilhões só para pagamento de gabinetes e salários. Isso equivale os gastos de cerca de 13 UFMT’s, são mais de 10 milhões de salários mínimos, são 27500 km de asfalto. Pouco né?
Nosso parlamento e composto por bancadas: Agrária, tecnológica, evangélica, das universidades privadas entre outras que representam seus interesses. Não sou contra cada pessoa defender uma bandeira, eu por exemplo defendo a educação e a reestruturação dos modelos políticos, fiscal, da administração publica entre outras mudanças necessárias para o Brasil. O problema é quando prefeitos, deputados, senadores são eleitos no intuito de defender apenas a área econômica de sua empresa.
A merda da política brasileira esta na barganha entre legislativo e executivo, isso veio de uma questão cultural da cabeça dos brasileiros onde os eleitores acreditam que a função do legislativo e arrumar o posto de saúde, o asfalto, a dentadura e ai para os caras continuarem sendo reeleitos fazem este papel e se esquecem de fiscalizar o executivo e de criar leis que resolvam pra valer os problemas do Brasil. Discutir projetos para o Brasil e função do legislativo, mas projetos de verdade e não como é hoje.
No inicio deste ano acompanhamos a discussão do aumento do salário mínimo, aconteceram algumas coisas bisaras, a primeira é que o aumento que eles acharam justo para o salário deles é de mais de 62% e o do povo e de 7%. Justo? Sim com certeza a final cidadões comuns temos que concordar que não podemos inchar a maquina publica. Isso só pode ser comedia...
Por falar em comedia Tiririca chegou para mudar! Abalou geral na votação do mínimo o palhaço que veio do povo votou contra o seu partido e contra as ordens do governo. VOTOU POR UM MINIMO DE 600 R$. Quando perguntado de se ele votou errado ele disse: VOTEI COM O POVO. E fez certo o povo ta sendo tratado como palhaço e por isso Tiririca o nosso mais fiel representante votou conosco a final todos nos somos palhaços. Por falar no Tiririca sabiam que ele esta na comissão de educação da Câmara? Olha só a evolução o cara sai da prova pra ver se ele era analfabeto direto para comissão de educação onde são discutidos todos os projetos da educação brasileira. Agora ele que se cuide...
ENEAS FOI O MAIS VOTADO...
MORREU!!
CLO FOI O MAIS VOTADO...
MORREU!!!
O TIRIRICA QUE SE CUIDE...
POR QUE SE NÃO ELE PODE MMOOOOOOOOORRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!
Voltado a falar do parlamento como um todo.
NOSSOS DEPUTADOS SÃO PARECIDOS COM OS DEUSES ROMANOS E GREGOS...
AS VEZES SÃO VISTOS ENTRE NÓS...
SÃO INTOCAVEIS...
NUNCA MORREM (PELO MENOS DEMORAM MUITO)...
E FODEM COM TODO MUNDO!!!

Um comentário:

  1. Exelente analogia entre o império romano e o Brasil, sem duvídas esse analogia tem pesado na minha mente nos ultimos dias.

    ResponderExcluir