domingo, 15 de maio de 2011

As colonizações (texto 6 - Serie História X Atualiade)

Os alguns feudos prosperaram e deram origem as grandes cidades européias, estas cidades se organizaram em nações, estas nações se organizaram e prosperaram até o seus limites, neste momento começa a nascer na Europa a necessidade de se expandirem. Iniciou-se então excursões para colonizar outras localidades em busca de conseguir assegurar as matérias primas necessárias para manter o desenvolvimento e autonomia do país.
A Europa dominou o mundo!!!
Hoje vemos muitas formas diferentes de dominação, os modelos se mantiveram desde aquela época, contudo se aprimoraram e se disfarçaram. A dominação Cultural , Tecnológica e Ideológica dividem as diversas nações do mundo entre colônias e colonizadoras. Nos anos 50 os Estados Unidos modificaram seu modelo de propaganda para colocar como se a única forma de conseguir a felicidade fosse através da cultura, tecnologia e da ideologia deles criou-se então o sonho americano que nada mais é do que um modelo deturpado de colonização, criou-se padrões inalcançáveis para tornar a busca pela felicidade uma busca pelos produtos culturais, tecnológicos e ideológicos americanos. Contudo estes produtos estão sempre em renovação tornando o consumo em algo cíclico e sem controle. O pios que segundo estudos cada vez mas somos menos felizes devido acharmos que o que temos é sempre pouco e nunca suficiente. É irônico mas como a Coca-cola sempre coloca em suas propagandas neste momento cabe a nós decidirmos como entenderemos nossa vida, cabe a nós decidirmos se o copo está “meio cheio ou meio vazio”.
Nosso pais é hoje uma colônia, ainda exportamos matéria prima e importamos tecnologia, cultura e ideologias. Cabe nos modificarmos essa idéia.

Essa musica diz muito sobre isso!

Um comentário:

  1. "Nosso pais é hoje uma colônia, ainda exportamos matéria prima e importamos tecnologia, cultura e ideologias. Cabe nos modificarmos essa idéia.", exportamos e ainda ouvimos que temos de ter orgulho de sermos os maior exportadores disso. Começar a exportar valor não é fácil, porém temos uma nova onda de brasilianos que querem desenvolver essas áreas no país e exportar, enfim, tecnologia.

    ResponderExcluir