domingo, 13 de fevereiro de 2011

Império romano! - política fiscal e infra-estrutura (Texto 3 - Série história X atualidade)

O império romano ficou famoso pela sua metodologia de guerra e tributos e desenvolvimento de novas técnicas de engenharia. Isso garantiu sua supremacia durante centenas de anos, proporcionando condições para expansão de seus limites. O império romano chegou a construir estradas com milhares de quilômetros, aquedutos nas cidades, novos tipos de construções e o mais importante a primeira política de impostos realmente eficiente. 
E este é o tema deste texto “a política econômica e de impostos” , será abordado também um pouca das condições para o desenvolvimento, hidroelétricas, estradas...
O Brasil hoje integra o grupo de países em desenvolvimento sendo destaque mundial quando o assunto é crescimento econômico. Entretanto temos que nos atentar a alguns pontos: 
A estrutura de transporte de nosso país é deficiente no que se refere a ferrovias e hidrovias. Estas duas formas de transporte são respectivamente 3 e 5 vezes mas baratas que as rodovias isso encarece o famoso custo Brasil deixando nossos produtos mais caros. Toda via as nossas rodovias estão sempre esboracadas devido a sobre carga de transportes pesados. 
Outro problema passa a ser a questão energética, não temos apagões mais, mas vivemos sempre na iminência de falta de energia. Não investimos pesados em energias alternativas  como a solar e eólica, a falta de investimento nestas áreas vem desde as faculdades aonde quase não a pesquisa neste sentido e chega ao governo que financia hidroelétricas mas não investe em outras tecnologias. Além disso, as grandes hidroelétricas alagam imensas áreas e proporcionam um grande problema social, desalojando milhares de pessoas (exemplo Belomonte). 
Tudo que foi dito até agora mostra uma política sem fundamento, onde não há grandes esforços para criar a estrutura necessária para tornar os produtos brasileiros competitivos. Resultado disso que nosso pais inteiro compra o MADE EM CHINE, e não to falando dos produtos dos camelos mas sim dos tratores, carros, aços finos entre muitos outros produtos de alta tecnologia. Enquanto isso tem muito produto nosso entrado na china também, ferro, soja, arroz... (Trataremos deste assunto depois com mais detalhes.)
Nesta hora ai pensamos, mas no Brasil tem grandes empresas!!!
REALmente tem, mas, estas grandes empresas em grande parte são empresas estrangeiras como as telefônicas CLARO, TIM, VIVO e OI, todas as montadoras entre outras empresas como a VALE. Mas por que falar de tudo isso se o assunto é impostos?
Bom só teremos pátio industrial e crescimento mesmo pra valer quando tivermos condições de transporte, infra-estrutura e uma política de impostos adequada. Pagamos uma das tachas tributarias mais caras do mundo. Nossa política econômica é funcional, forte, resiste as crises, mas não atrai grandes empresas e não da possibilidade para as empresas nacionais crescerem a grande velocidade, isso por que as condições estruturais do pais são extremamente deficientes ainda e os impostos por outro lado são altos pra caralho. O resultado disso é que so atraímos empresas com incentivos fiscais, fudendo de vez a empresas nacionais que estão tentando surgir. Quando será que teremos nossos produtos beneficiados no Brasil mesmo?
Quando será que produziremos carros nacionais, aço nacional...
O nosso desafio é fazer as empresas nacionais surgirem, sobreviverem e crescerem. Porque o brasileiro é foda, inventamos a fibra ótica, avião, radio e temos as melhores tecnologias de enriquecimento de urânio e exploração de petróleo. Só nos falta uma política econômica justa, que de menos lucros para os banqueiros, que cobre menos juros da população e proporcione incentivos ficais para os pequenos empresários.
Hoje posso dizer que pagamos impostos simplesmente para pagar os gastos de uma maquina publica ineficiente e por isso digo que: 

NOS FOI IMPOSTO INUTIL IMPOSTO.

Ainda acredito que o Brasil é o pais do futuro, só espero que este futuro chegue e não fique só na nossa tão criativa imaginação e sonhos!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário