terça-feira, 5 de julho de 2011

A matriz energética no mundo e no Brasil.

Quando analisamos o panorama mundial de utilização de Matriz Energética percebe-se que as  fontes utilizadas em cada um dos países esta relacionadas à disponibilidade energética e ao custo de cada matriz.
Nos países do hemisfério norte principalmente a utilização de energias como a nuclear, carvão mineral e gás natural se destacam. A energia nuclear e utilizada para geração de energia elétrica, o carvão desde a revolução industrial sempre foi empregado principalmente para uso industrial. Já em nosso país os principais destaques são o petróleo em que nosso país já é autossuficiente, as biomassas modernas também apresentam grande porcentagem de participação em relação ao panorama mundial e as hidroelétricas também tem uma grande relevância em nossa produção energética.
No Brasil devido a pouca reserva de carvão de boa qualidade existente esta matriz ainda não possui uma grande participação energética. Diferentemente de outros países que possuem grandes reservas e que vem sendo utilizadas desde o século XVIII, entretanto esta fonte de energia tende a ser substituída por outras alternativas devido a escassez de reservas. As minas de carvão em outros países geram um custo humano alto devido aos constantes desastres e um custo ambiental considerável devido à emissão de CO².
Em relação ao Petróleo recentemente o nosso pais alcançou a autossuficiência na produção, isso se deve ao constante investimento em prospecção e exploração desta forma hoje o Brasil se destaca neste setor. A descoberta do pré-sal se apresenta como uma ampliação significativa de nossas reservas de petróleo e gás natural garantindo assim a continuidade da exploração destes recursos por mais algumas décadas. O petróleo hoje a nível mundial se apresenta como a principais matrizes energéticas, entretanto, as tensões politicas nos países produtores e a ameaça em longo prazo de escassez faz com que na última década o valor do barril tenha alcançado valores sem igual na história. Essa alta nos preços possibilitou a viabilidade outras energias alternativas e incentivou a troca de combustível sendo substituída a gasolina e o diesel por combustíveis alternativos tais como energia elétrica (carro elétrico) biodiesel e álcool combustível. Vale lembrar que hoje muitas das funções do petróleo e seus derivados ainda não têm substitutos viável ficando assim esse desafio para humanidade resolver até a escassez das reservas. O petróleo também tem grandes contribuições sobre a quantidade de emissão de CO² emitida anualmente contribuindo assim para o aquecimento global.
A maior concentração de água doce em um país esta no Brasil, possuímos uma extensa malha hidroviária tendo a maior bacia de agua doce do mundo em nosso território a bacia do amazonas, por isso não é de se surpreender que tenhamos como uma de nossas principais matrizes as Hidroelétricas. Principalmente nos últimos 10 anos após as constantes ameaças de apagão que ocorreram no iniciam do século XXI temos uma grande quantidade de hidroelétricas e pequenas centrais hidroelétricas em construção mostrando assim uma forte tendência de crescimento desta matriz energética em relação às outras sendo este também um dos maiores destaques brasileiro em relação ao panorama mundial (Tabela 1) já que em muitos países a quantidade de rios com condições para geração de energia é relativamente pequena. O problema desta matriz é o alagamento de grandes áreas territoriais além de também prejudicar os cursos de água.


Comparativo do panorama energético mundial com o panorama energético brasileiro.

Fonte
Mundo
Brasil
Petróleo
35,3
43,1
Carvão mineral
23.2
6,0
Gás natural
21,1
7,5
Biomassa tradicional
9,5
8,5
Energia Nuclear
6,5
1,8
Energia Hidroelétrica
2,2
14,0
Biomassa moderna
1,7
23,0
Outras energias renováveis
0,5
0,1
Tabela 1 - Fonte: IEA (Mundo) e MME (Brasil).


            Apesar de ter uma das melhores tecnologias do mundo em enriquecimento de uranio, a energia nuclear possui uma participação pequena no panorama nacional. Em nível mundial a energia nuclear é muito utilizada para geração de energia elétrica principalmente em países desenvolvidos, contudo ainda se tem muitos problemas com os resíduos produzidos, já que estes são extremamente tóxicos e também preocupa devido ao histórico de desastres que acorreram como o de  Chernobyl (1986) na Ucrânia ou mais recentemente o de Fukushima no Japão. Estes desastres possuem um efeito duradouro sendo que o primeiro deles apresenta serias consequências até hoje. Desta forma apesar de muito produtiva a energia nuclear apresenta sérios riscos. O Brasil, contudo está construindo sua terceira usina nuclear, que se chama Angra 3 que aumentara a participação desta matriz no panorama nacional.
            A utilização do gás natural ainda é tímida no Brasil, isso se deve ao tamanho do território nacional e ao fato de somente recentemente (nos últimos 15 anos) esta matriz energética esta sendo difundida em todo país. A construção de gasodutos entre os reservatórios e os polos consumidores hoje vem se concretizando desta forma possibilitando a uma fatia significativa da população que hoje não tem acesso a esta alternativa a possibilidade de optar entre as fontes energéticas. O estudo de novas reservas de gás natural tem tido muito sucesso, no pré-sal foi descoberto uma grande reserva, na região amazônica já se é explorado uma grande quantidade de recursos e hoje em nosso estado o Mato Grosso a Petrobras estuda a existência de petróleo e gás na Bacia do Parecis. Outra alternativa para os estados de fronteira, é a compra desses recursos de outras nações como a Bolívia que se apresenta como um dos destaques mundiais no setor, o problema assim como no caso do petróleo é a instabilidade politica, um bom exemplo foi a crise existente também no inicio deste século enfrentada entre Brasil e Bolívia onde o suprimento de gás natural foi suspenso durante um período considerável deixando todo o setor que necessitava desta matriz energética desamparado. O gás natural é hoje um dos combustíveis fósseis dinâmicos e baratos possuindo custo inferior a gasolina e diesel chegando ao consumidor a custar cerca de 3 vezes mais barato, além disso hoje o gás é usado em termo elétricas e na indústria sendo empregado de inúmeras forma distintas. Toda via assim como os demais combustíveis fósseis ele gera uma grande emissão de CO² e também tende a escassez podendo ser substituído assim como outros combustíveis fósseis por biomassa moderna ou outros processos tecnológicos que levem a utilização de outro gás para o mesmo fim.
          A utilização de biomassa tradicional Brasil tende a ter sempre destaque para queima de madeiras entre outras que podem servirem para inúmeras funções. Em relação ao cenário mundial, nosso pais esta a baixo da media, contudo apresenta um grande potencial para esta área. Toda via as biomassas tradicionais não apresentam um aproveitamento energético tão auto quantas outras matrizes energéticas.  O custo desta matriz em geral não é muito alta e com manejo é possível fazer uma exploração sustentável entretanto não é oque ocorre hoje em muitos locais sendo que o material utilizado é retirado do meio ambiente sem nem um reparo ambiental ou manejo. Outro problema é a emissão de CO² é relativamente significativa neste caso por se tratar de utilização de biomassa.
      A inovação tecnológica brasileira na produção de energia através de biomassa moderna por outro lado vem cada vez mais tendo destaque nacional e mundiais sendo em relação aos demais países um destaque sem igual nesta área. O constante investimento existente desde a década de 90 em tecnologias como álcool combustível e posteriormente biocombustível além da atualização de bagaço de cana para até mesmo geração de energia elétrica demostras um forte tendência nacional do fortalecimento desta matriz. Que possuem a vantagem de ao contrario do petróleo, do carvão e do gás natural que ficarão escassos, a biomassa moderna não correr este risco apresentando como único problema ambiental os problemas referentes a produção, já que como é a fonte de energia geralmente são grãos ou outras culturas é necessário desmatar grandes áreas para o plantio. Toda via as biomassas modernas poluem muito menos do que os combustíveis fósseis sendo assim se apresentam como uma alternativa ecologicamente correta. Quanto à viabilidade econômica a biomassa moderna passou se tornar uma alternativa de mercado em virtude das altas dos combustíveis fósseis e também em virtude de sua escassez iminente.
     Outras fontes de energia como a solar e eólica ainda não possuem uma ampla participação, mas tendem a se tornarem viáveis na medida em que outras fontes de energia se tornar escassas ou em virtude da constante valorização dos preços cobrados ao consumidor. Deforma gerais energias limpas e renováveis tendem a tomar cada vez mais espaço das demais matrizes energéticas, sendo assim a tendência cada vez mais são as biomassas modernas, a energia elétrica e outras tecnologias como a energia solar e eólica. Outra tendência que vem se fortalecendo é pelo melhor aproveitamento das matrizes energéticas utilizadas, cada vez mais são produzidos equipamentos, utensílios e maquinários mais econômicos isso devido ao custo cada vez mais auto das fontes energética, sendo assim o consumidor tende a optar pelos utensílios econômicos. Todavia é o crescimento da demanda energética continuara devido ao crescimento econômico e também aumento demográfico sendo assim além do desafio escassez eminente de alguns recursos ainda existe o desafio de ampliação constante da demanda cabendo assim aos profissionais a nos, estudantes, e futuros profissionais destrincharem as alternativas buscando a viabilidade energética.

Um comentário: