terça-feira, 9 de abril de 2013

A crise no setor mineral e seu efeito na sociedade



O setor mineral nos últimos dois anos tem sofrido com uma crise provada pelo governo federal. Em 2011 o governo federal começou a demonstrar o interesse de debater o Código Mineral que é o documento normativo que legisla sobre o processo de mineração no Brasil desde a pesquisa até a lavra.
        O código de fato esta desatualizado e necessita ser modificado, entretanto o governo de maneira inconsequente passou a não liberar alvarás e cessão de direitos. Os número quando analisados mostram claramente a crise através da comparação dos dados de 2011 onde ocorreu a liberação de 19.582 alvarás e 4350 cessão de direitos em 2012 os números mostram uma redução drástica com apenas 8.860 alvarás liberados e 3.060 cessão de direitos. Isso ocorre devido ao fato do governo travar a liberação de licenças em quanto não se publica o novo código, sendo assim nestes últimos 2 anos diversos projetos simplesmente pararam no Brasil. A alegação do governo é que o setor mineral é especulativo.
     Toda via, é de conhecimento da sociedade que a atividade mineral possui um custo altíssimo e a viabilidade de um empreendimento mineral depende do valor da commodities, impostos e de viabilidade de logística de transporte. Para um projeto de pesquisa chegar a se transforma em lavra demora até mesmo mais de 10 anos, todos os dados devem ser minunciosamente analisados e calculados seguindo os padrões internacionais de qualidade e confiabilidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, dos 205.197 alvarás de pesquisa concedidos de 1991 a 2010, apenas 4.680 resultaram em portarias de lavra, este total representa 2% das pesquisas autorizadas. O instituto estima ainda que hoje 4.300 pedidos de pesquisa, apesar de já terem sidos analisados pelo DNPM, estão sem a assinatura do ministério e sem publicação no diário oficial. Este montante nas contas do instituto não governamental, representaria R$ 20 bilhões em investimentos parados, aguardando resposta.
         Mas qual a consequência desta crise? A crise tem mostrado um impacto amplo dentro do setor no Brasil causando um desemprego crescente de profissionais que trabalham na pesquisa mineral. Além disto a crise afeta o país sobre o aspecto da não geração de emprego, a final são 20 Bilhões parados, que estão deixando de circular na economia.
          Uma mineração paga impostos paras os municípios, necessita de maquinas, de alimentação para seus funcionais, necessita de funcionários, estes necessitam de moradia e todos os outros bens que um cidadão utiliza. Ou seja, hoje no país empresas podiam estar vendendo mais, municípios poderiam ter mais recursos para investimentos, e milhares de empregos poderiam ter sido gerados.
           Mas o impacto é só este? Não! O setor mineral é responsável por toda a base de matéria prima industrial, e também tem grande importância para o setor agrícola, a crise ainda não afetou diretamente todos estes setores mais certamente afetará. O aquecimento da construção civil e do setor agrícola do Brasil necessita cria uma demanda crescente de britas, calcários, fosfato, argilo-minerais entre outras matérias primas básicas. Se a demanda aumenta e a oferta não, o preço de produção sobe, este valor é repassado para nós consumidores, que pra variar estamos pagando a conta da irresponsabilidade governamental.
       Para que esta situação não se agrave é necessário que o governo publique todos os alvarás que estão em espera, e que realize um amplo debate com todo a sociedade e as instituições da sociedade civil organizada para debater e construir um código mineral condizente as necessidades e demandas do Brasil tendo como base também o panorama mundial de mineração e outros fatores relevantes. Esta construção tem que ser feita de forma técnica com ampla participação dos profissionais que entendem do assunto, mas oque vemos hoje é que o código esta sendo construído simplesmente por políticos e a portas fechas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário