domingo, 11 de setembro de 2011

Mundo novo mais com todos os velhos problemas

Quando o Brasil foi descoberto (se é que foi descoberto), era eramos chamados de novo mundo! Mais o mundo novo será que era novo mesmo? Todo mundo sabe que nem sempre quem leva os méritos de uma descoberta  é quem descobriu! no Brasil foi mais ou menos assim muita gente já tinha pisado aqui antes dos portugueses. Os chineses são um exemplo disso que já possuíam um mapa em 1400 e pouco onde constava os 5 continentes e mais a antártica e só não desenvolveram mais sua navegação devido a uma troca de família no império. Outros navios já tinhas também passado pelo nosso litoral mostrando assim que a historia realmente ta fragmentada e faltando pedaço. 

Mais este não é o motivo deste texto. 

Mundo novo mais com todos os velhos problemas? 

Isso se refere aos problemas do Brasil nos últimos 511 anos. Veja só oque sempre fomos exportadores de matérias primas, sempre criamos tecnologias para os outros patentiarem patentarem e desenvolverem como o fibra ótica, avião, relógio de pulso entre muitas outras coisa. As vezes algumas coisa não foram nem inventadas mais eram nossas mais foram patenteadas la fora como o açai japonês! Isso é um reflexo de um pais que sempre foi marcado pela impunidade de nossos governantes, pela falta de ética e moral. Não é oque dizem que fomos colonizados por ladões? verdade ou não somos roubados até hoje. 

Em nossa historia sempre sofremos com a falta de estrutura, sempre faltou aguá, luz, comunicação e estradas! Sempre vemos elefantes brancos sendo construídos como diz aquela velha piada: 

Em uma conferencia mundial onde se reunia políticos do mundo inteiro  sentam pra conversar um alemão um americano e um brasileiro e eles começam a falar sobre sua peripécias. 
O alemão diz então: "esta vendo esta foto desta fabrica de cerveja então... 10% aqui no meu bolso!!!". 
O americano não querendo ficar pra traz mostra a foto de um grande edifício e diz: " ta vendo este prédio ai 10% da construção aqui no meu bolso". 
O Brasileiro olha pra um lado olha pra o outro e tira a foto de um rio e diz: "Ta vendo esta ponte ai? poisé 100% aqui no meu bolso!!!!"

No pais da impunidade temos deuses e assim como na Grécia antiga o povo só se fode!! Da qui a pouco vão querer que façamos mais sacrifícios! Porque hoje já sacrificamos muitos jovens para violência, muitas crianças para falta de saúde e uma geração com a falta de investimento em educação. Oque nos sobrou? 

Interessante lembrar que em 1808 quando quando a família real chegou ao Brasil colonia verificaram que faltavam faculdades, e estrutura nas cidades e portos. Hoje se formos pensar oque falta? estranho né acho as coisas não mudaram muito não! Nossa educação continua ruim, faltam faculdades para nossos jovens, as estruturas de portos e aeroportos são insuficientes! e nossas estradas ainda precisam melhorar muito além é logico de que quase não temos estradas de ferro e hidrovias. O mais estranho é que todo mundo sabe que transportar produtos pelos rios e pelas estradas de ferro é mais barato que por rodovias! Mais por que em 511 anos não investiram nisso? 

Como disse mundo novo mais com todos os velhos problemas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário