sábado, 17 de setembro de 2011

ESTUDANTES DA UFMT FAZEM MANIFESTAÇÃO E OCUPAM REITORIA




O dia 15 de setembro de 2011 entrou pra história do Movimento Estudantil desta Universidade. Com cerca de 800 estudantes Mobilizados pelo DCE Gestão Solução e Centros Acadêmicos, fizeram uma manifestação que se iniciou na frente do Restaurante Universitário, passou pelo ICHS, IL, Fernando Corrêa finalizando em frente à Reitoria. 

Os estudantes então iniciaram um árduo debate com a Administração da UFMT durante cerca de 6 horas. Todos os estudantes presentes puderam falar o que estava engasgado na garganta e cobrar soluções. Então pauta a pauta debatida sendo discutido as obras atrasadas no campus, sobre acessibilidade a necessidade da creche universitária e do centro de vivências, a falta de professores, necessidade de ampliação da assistência estudantil entre muitos outras reivindicações. 

Após este amplo debate algumas ocorreram avanços em algumas questões contudo muitas respostas ainda continuaram insatisfatórias e devido a necessidade de se realizar uma pressão maior para o governo federal e para reitoria os estudantes deliberam por ocupar a reitoria. 

Pautas como abertura de concurso público e 10% do PIB para educação são nacionais e a única forma de pressionar o governo e ir as ruas e ocupar as reitorias. Sendo assim pegamos nossas barracas e colchões e montamos nosso acampamento em uma ocupação pacifica onde o único objetivo é a melhoria pela educação. 

Cerca de 50 estudantes passaram a noite dentro do prédio da administração, de inicio estava tudo a ótimo tínhamos agua luz e internet funcionando. Primeiro foi nós tirado a internet, depois lá pelas 23 horas um gamba ou algum outro animal fez com que a luz da UFMT inteira acabasse e ficamos no escuro em um prédio sem janelas quase e com muito pernilongos a nossa volta. Apesar do problema a ocupação resistiu. 

No dia seguinte, iniciamos nossa manha debatendo nossa mobilização durante o dia. Membros dos DCE, CAs e demais estudantes se organizaram para manter a ocupação e passar nos blocos divulgando o movimento. Ao final do dia como planejado realizamos um Conselho de Entidades de Base – CEB para discutir as próximas ações do movimento em prol da educação. 

No CEB deliberamos pela não continuação da ocupação, os CAs farão em seus cursos discussões sobre as necessidades dos estudantes e quinta feira a noite será realizada uma assembleia geral universitária com intuito de deliberar sobre as próximas ações.



A LUTA CONTINUA...

























Nenhum comentário:

Postar um comentário