quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

CEU...
Um lugar pra se morar!
Um lugar pra se estudar!
E uma ferramenta para a inclusão social realizar!

            Não é possível pensar em um país descente, com igualdade social e com direitos iguais sem se falar em melhoria da educação e democratização do acesso ao ensino superior. Em um século onde uma ideia vale muito e o conhecimento passa a ser a maior ferramenta para garantia de uma vida digna precisamos debater formas e politicas visando garantir o acesso e permanência das classes menos favorecidas a educação superior.
            É de conhecimento de todos que a educação pública é precária sendo a pior da américa do sul. Sabemos que isto ocorre devido a corrupção na aplicação de verbas, a falta de valorização dos professores e a falta de investimento por parte do governo, sendo que os sonhados 10% do PIB garantidos na constituição nunca se transformam em realidade.
            São verdadeiros heróis os estudantes das classes sociais menos favorecidas que conseguem chegar a um ensino superior público e ao chegar na maioria das vezes não encontram condições para se manter na faculdade. Sabendo que a educação é a única e verdadeira forma de realizar uma verdadeira distribuição de renda entra as classes, é necessário que nós nos organizemos e façamos uma verdadeira luta para garantir a assistência necessária para que cada estudante de origem popular possa permanecer na universidade durante o tempo em que curse o ensino superior.
            Eu como morador de uma casa de estudante defendo esta politica como uma forma afirmativa de apoio aos discentes menos favorecidos e coloco aqui algumas sugestões para oque deve ter e como deve ser uma CEU.
            Em meus 5 anos de casa de estudante visitei diversas moradias pelo Brasil visitei casa em GO, RS, SP, MG, RJ, PE, PA e MT tendo entrado em contato com diversos outros moradores de outros locais. Durante este tempo em minha cabeça criei um modelo de como deve ser uma moradia.      Uma casa tem que ter biblioteca, sala de estudos, laboratório de informática, sala de jogos, sala de estar, espaço para atividades culturais, espaço para atividade esportivas (quadra poliesportiva) e uma praça. Isso seria uma estrutura geral. O melhor modelo de quarto é o do Rio de Janeiro na UFMJ, onde a casa é dividida e módulos, tendo cada um 3 quartos, 1 banheiro, uma pequena cozinha e uma área de serviço.
            Tá agora vocês devem pensar “o Caiubi quer que os moradores morem em um condomínio de luxo”. Não apenas acredito que esta seja a estrutura básica de uma casa de estudante, contudo precisamos pensar em aplicação correta dos recursos públicos. Sendo assim estas casa tem que ter capacidade para 300 estudantes ou mais viabilizando assim a construção dos espaços coletivos por se tratar de um grande numero de pessoas atendidas.
            As casas de estudante são tão necessária como quando as casas populares pois assim com estas garantes a inclusão social só que com um impacto muito maior. Um estudante classe D,E ou F que cursar uma faculdade certamente subira no mínimo para classe C e terá condições de garantir a educação dos seus filhos.
            Defendo e sempre defenderei as moradias estudantis como politicas fundamentais para realização da distribuição de renda no Brasil e como forma de diminuir a evasão no ensino superior, evitando o desperdício de recursos públicos.

Investir no na permanência dos estudantes é garantir a distribuição de renda no Brasil!

EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário