terça-feira, 2 de julho de 2013

Mato Grosso está nas ruas!


            O Brasil está nas ruas! Mas por quê? Essa é uma pergunta que muitas pessoas tem feito. Acredito que a resposta seja tão ampla que seria necessário um livro para contextualizar minimamente todos os motivos e o que levou a este levante popular.
            A principal ferramenta de construção de todas as mobilizações esta sendo a internet. Pesquisas realizadas através do evento do “III Ato Cuiabá contra a Corrupção e Violência” mostraram que a principal indignação da população é em relação à falta de saúde, seguindo pelo alto índice de corrupção, falta de recursos para educação, o alto preço e a má qualidade do transporte público, a falta de segurança e saneamento básico, assim como os questionamentos sobre a copa e sobre a necessidade de uma reforma politica. Estes são alguns dos motivos que estão levando a população às ruas.
            Através das redes sociais se discutiu dar um enfoque maior para o “III Ato Cuiabá contra a Corrupção e Violência”. Na discussão sobre o percurso foi proposto que o ato passe em frente ao Hospital Central do estado de Mato Grosso, obra que está em construção a 28 anos e é símbolo da corrupção, do descaso com o povo e com a saúde.
            Hoje um dos grandes problemas de Cuiabá está na Saúde, ou melhor, na falta dela! O Hospital Central, foi planejado em 1985 para ter 150 leitos. Entretanto projetos posteriores reduziram sua capacidade para 120 leitos, 10 para UTI adulta, 10 para a UTI Pediátrica e 6 salas de cirurgia. Peço para todos os leitores se perguntarem quantas pessoas morreram nestes 28 anos pela falta destes leitos?
            A obra do hospital central é mais velha que nossa constituição, quando começou a sua construção Cuiabá nem se quer sonhava em sediar alguns jogos da copa do mundo. A copa veio, os funcionários das empreiteiras trabalham dia e noite para atender os prazos da FIFA e deixar tudo pronto para o grande Show. Mas durante estes 28 anos nós vimos um show de agonia e terror e descaso nas filas intermináveis da saúde pública mato-grossense. A copa vai chegar, vai passar e a obra do hospital central continuará inacabada, por que ao contrario das obras da copa no hospital central só tem apenas um segurança guardando a ruina da saúde.
A grande maioria dos manifestantes é de jovens tendo como principal faixa etária entre os 15 e 20 anos, o que significa que quando estas pessoas nasceram o hospital já estava em construção. Significa também que muitas das vidas perdidas nestes 28 anos poderiam ter sido salvas se não fosse a corrupção e o descaso com a saúde pública. Este é apenas um exemplo deste descaso, podemos citar ainda os remédios de alto custo que venceram dentro dos estoques enquanto milhares de pessoas sofriam com a falta destes medicamentos. 

Se você precisou de atendimento ao longo destes 28 anos ou teve algum amigo, parente que sofreu ou morreu nas filas dos hospitais venha para as ruas. Não só pela saúde, mas também contra a corrupção, por ampliação dos recursos para educação ou por muitas das outras milhares de causas existentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário