segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Julgamento não é paredão do BBB

Nos últimos anos as operações de combate a corrupção tem sido um assunto sempre presente na mídia brasileira e nas redes sociais. Considero as operações algo muito positivo para o país, pois devido a elas, poderemos ter mudanças profundas na forma de se fazer política no Brasil. Mas uma coisa é certa, os julgamentos não devem ser feitos com base em clamor popular, todo e qualquer caso deve ser analisado a partir das provas e indícios, e a análise deve ser feita de forma séria, garantindo o amplo direito a defesa a cada indivíduo.  
            Precisamos passar o país a limpo e resgatar nossas instituições. Sei que é difícil acreditarmos algumas vezes no judiciário, no executivo ou no legislativo, todos os poderes passam por crise de credibilidade, mas é impossível termos uma país que funcione sem essas instituições que são a base do estado moderno.
         No próximo dia 24/01 ocorrerá o julgamento do ex-presidente Lula, e diversos grupos estão organizando manifestações pedindo que o presidente seja inocentado ou condenado. A justiça é composta por várias instâncias, e em teoria, o conjunto delas garantem um julgamento correto. Não enxergo com bons olhos movimentos políticos tentando influenciar a decisão de um julgamento. Ou tão pouco alguns que chegam ao cumulo de, por exemplo, pedir o fim da ficha limpa, ou a condenação sumaria.
           Se você acredita na inocência do Lula, e se ele for de fato inocente, isso será provado nesta ou na próxima instância, lembre-se que boa parte do Supremo foi indicada pelo ex-presidente, e caso você duvide retidão do supremo, parte da culpa será dele mesmo. Por outro lado, se você acredita que o julgamento feito pelo Moro em Curitiba foi correto e está baseado em provas, então também deve acreditar que a decisão será mantida. 
As manifestações contra ou a favor, trazem a sensação de que nosso país vive um direito relativo, ou seja, em casos similares a condenação valeria para um e não para outro. A afirmação dessa ideia através dos movimentos políticos com certeza é um risco para a construção democrática do Brasil, sejam esses movimentos de esquerda ou direita. A justiça não pode ser igual paredão do BBB, onde cada um vota e define o destino de um cidadão com base no seu pensamento pessoal, a justiça deve ser igual para todos e com os mesmos critérios.

            Defendo a democracia e o estado de direito, e quero acreditar que o judiciário irá fazer o seu papel de forma correta, e se por acaso algum erro for cometido, a história tratará de demonstrar futuramente quem estava certo ou errado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário