terça-feira, 29 de setembro de 2015

Salve o Mirante de Chapada dos Guimarães

O descaso do poder público com os patrimônios naturais pode ter tristes consequências. Desde o ano passado o Mirante de Chapada dos Guimarães, tradicional ponto turístico do nosso estado, está interditado devido a erosões profundas que avançam em um ritmo acelerado.

Mesmo sendo um problema antigo, nunca foram tomadas as devidas providências para controlar as erosões que corroem o mirante. Nos últimos anos novos sulcos têm surgido, outros tem se aprofundado ao ponto de transformarem em boçorocas.
O surgimento destes processos erosivos tem relação com o mau planejamento das trilhas que existem no local, ou melhor, o não planejamento das trilhas. Toda a ocupação do mirante foi realizada pelos próprios visitantes e as trilhas que surgiram ao longo do tempo criaram as condições perfeitas para que ocorresse a concentração de água em alguns pontos do terreno. Devido à declividade a água ganha velocidade nas trilhas e acaba por gerar as erosões.    
A solução para o problema passa pela realização de estudo da drenagem local evitando a concentração do fluxo de água. É preciso também a interdição total das trilhas para que possa ocorrer a nascer vegetação nos percursos possibilitando a recuperação gradativa do meio ambiente.
É possível sim termos em médio prazo a visitação as bordas das escarpas do mirante, mas para que isso ocorra é preciso primeiro recuperar a área e também realizar um estudo adequado para implantação de trilhas prezando pela preservação do meio ambiente e pela segurança dos turistas.

A cada dia que se passa sem que sejam tomadas às devidas providências para a preservação ambiental deste importante patrimônio turístico, a recuperação ambiental se torna mais difícil. Deixar um problema ambiental se agravar é uma grande falta de responsabilidade dos órgãos públicos. Será que nossos gestores acham que podem reconstruir um patrimônio natural? Será que na visão dos gestores um cartão postal como o Mirante não tem relevância? Precisamos debater esse tema e encontrar soluções o mais breve possível antes que as próximas chuvas de verão levem consigo mais um pedaço do nosso Mirante de Chapada dos Guimarães. #SALVEoMIRANTE

Um comentário:

  1. Infelizmente o poder público trata nossa natureza como lixo! Temos como exemplo a salgadeira que está fechada ha anos e nunca terminam a obra!!! Lamentável 😞

    ResponderExcluir