terça-feira, 16 de junho de 2015

HÁ 60 ANOS OCORRIA EM MATO GROSSO O MAIOR TERREMOTO DA HISTÓRIA DO BRASIL!

No último mês o noticiário do mundo inteiro tem destacado a situação de calamidade que passa o Nepal. Mas e nós Mato-grossenses estamos imunes a estas forças da natureza? Não. Há cerca de 60 anos atrás, mais precisamente no dia 31 de janeiro de 1955, ocorria na Serra do Tombador, localizada na região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, o maior terremoto registrado na história do Brasil, o sismo teve uma magnitude de 6,2 mb na Escala Richter. 
Na época do ocorrido, não se foi registrado grandes estragos, mas com certeza se esse terremoto ocorresse hoje poderíamos ter outras consequências, visto que nestes 60 anos a densidade populacional do estado aumentou muito. Fica então a pergunta: Será que nosso estado está preparado para lidar com desastres naturais? 
Pois bem, vamos lembrar-nos de outros fatos históricos que tem uma intima relação com a natureza. No final da década de 60 o pantanal mato-grossense passou por uma dura seca de aproximadamente de 4 anos, esse fato ficou registrado na memória dos pantaneiros e também nas poesias de Manoel de Barros. 
Muitas das águas que formam a planície alagada, antes de chegar até lá começaram a correr pelos planaltos de nosso estado. Ou seja, se o Pantanal esteve seco nesta época é por que estava chovendo pouco na cabeceira dos rios da Bacia do Paraguai. Hoje nosso estado possui como base da economia a agricultura. Será que conseguiríamos enfrentar uma seca prolongada? Existem muitos fatores que afetam os ciclos hídricos e alguns destes ciclos duram décadas, séculos ou milênios. Para compreendê-los é preciso estudar a historia do nosso planeta ao longo das eras. 
As perguntas colocadas à cima e muitas outras intrigam a sociedade no dia a dia. Mas para que possamos ter respostas concretas sobre esses temas é preciso que o Estado aprofunde os estudos geológicos, para assim, conseguir entender melhor as forças naturais que existem nosso planeta. 
Neste mês de maio comemora-se o dia dos Geólogos (dia 30), e a principal atividade que será realizada é um debate com toda a sociedade na Assembleia Legislativa, na sexta-feira dia 29, às 13h, no Auditório Dep. Milton Figueiredo, onde ocorrerá uma Audiência Pública com a temática: “Geologia e políticas públicas e as perceptivas do setor mineral”. 
Prever desastres naturais é algo quase impossível nos dias de hoje, mas podemos juntos debater como planejar as nossas ações para garantir que no futuro tenhamos um planeta cada vez melhor para se viver. 

CAIUBI KUHN 
Geólogo e Mestre em Geociências 
caiubigeologia@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário