quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Direito de ir e vir não é garantido apenas com uma rua aberta e sim com acesso ao um transporte público de qualidade e a baixo custo.

                Há um mês resido no velho continente, em Portugal. Farei agora uma análise de alguns pontos comparativos entra o Portugal em crise e o Brasil em Desenvolvimento. Durante este ano o povo brasileiro foi às ruas para cobrar uma série de mudanças, destacavam-se entre elas a luta contra a corrupção, por melhorias na educação e outras áreas básicas como o transporte público. Darei destaque neste primeiro texto a este ultimo tópico.
Foto: Mapa da rede de transportes públicos que recebi na universidade logo quando fiz a minha matricula.

           Conheço boa parte das principais cidades do Brasil, e as que possuem o transporte mais avançado e estruturado dentro da minha visão são: Brasília com seu sistema de metro (2 linhas) e ônibus,  São Paulo com seus sistema integrado de Metro, Trem e Ônibus, Porto Alegre e a região metropolitana possuem um sistema de trem bom, outras cidades como o Rio de Janeiro possuem vários modais de transporte mas as duas linhas de metro que crescem a ritmo da economia do Iraque em guerra. Cuiabá, capital de Mato Grosso aguarda com muita apreensão o conclusão do Veiculo leve sobre Trilhos o famigerado VLT.  
           Os ônibus na maioria das cidades Brasileiras são velhos e oferecem condições muito ruins para os passageiros enquanto o preço das tarifas variam entre 2,00 e 3,00 reais  por passagem, no metro o custo é em geral 3 reais. Isso significa que o cidadão que utiliza o transporte de segunda a sábado gasta em um mês entre R$ 100,00 à R$ 120,00 ao menos. Isso apenas para ir trabalhar e neste caso não está nem mesmo sendo contabilizando os gastos de transporte com lazer.
                Se o cidadão for utilizar outros meios de transporte ele opta por ser mais um carro engarrafado, um motoqueiro com grande risco de morte ou então um ciclista muito corajoso, pois devido à ausência de ciclovias tu corres risco de vida ao andar por cada avenida.
                Pois então, tive a oportunidade aqui em Portugal de conhecer as cidades de Porto e Lisboa e ambas possuem um amplo e complexo sistema de transporte. Darei destaque a cidade de Lisboa a qual resido.
                Lisboa possui um modal formado por VLT, trem, bonde e ônibus e acreditem mesmo a cidade tendo uma média de temperatura entorno de 20° C, todos os ônibus que vi me tem ar-condicionado. Esse é apenas um detalhe, a cidade possui algumas ciclovias e tanto o cliclista como o pedestre são respeitados, é pisar em uma faixa e o carro para.
Os modais de transporte são todos integrados e o cidadão opta por comprar passagens individuais, passagens diárias, ou então pagar mensalmente 35 euros e ter acesso a qualquer tipo de transporte público a qualquer horário em qualquer dia quantas vezes quiser. Ou seja, se locomover para a balada, lazer, estudo ou trabalho durante todo o mês por 105,00 reais aproximadamente.
É notável que em Portugal os congestionamentos sejam bem menores que nas cidades brasileiras. Acredito que isto seja por obter tantas alternativas de transporte e a um custo muito menor, possibilitando a população seja ela rica ou pobre o direito de ir e vir.

Já pensou você ai utilizando VLT, trem, bonde e ônibus na hora que quiser por 105 reais? E ainda por cima ter os horários rigorosamente agendados (e sendo cumpridos), chegando ao ponto e tendo uma plaquinha indicando quanto tempo demorará o próximo Ônibus e pegando um transporte onde na grande maioria das vezes tu consegues um lugar para sentar. Não sei você mais acho que temos muito a melhorar no transporte do Brasil. Não se trata de 20 centavos e sim de garantir o direito de ir e vir, e também garantir melhores condições de vida a todo população de nosso país.            

5 comentários:

  1. Para o Brasil, os portugueses são uma piada. Para os portugueses, o BRASIL é uma piada.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos no Brasil que sonhou sonhos azuis e acordou em uma realidade vermelha; de bronca, raiva, ideologia e vergonha.
    Vivemos em um Brasil diferente daquele deixado pelos militares que o governaram durante duas décadas, recuperando-o, reconstruindo-o, reconfigurando seus projetos de futuro e fazendo dele um País onde viver era mesmo muito bom.
    O tróleibus, o trem de subúrbio e um eficiente serviço de ônibus urbanos faziam de São Paulo uma cidade confortável e com mobilidade urbana satisfatória a todos que precisassem circular por ela; hoje já não é mais assim. O sistema de trens de subúrbio, o metrô e o pré-metrô do Rio de janeiro fazem parte de um quadro negro onde só com muito boa vontade, paciência e resignação é possível se deslocar de um ponto a outro. Aliás, o pré-metrô do Rio de Janeiro, hoje conhecido em algumas cidades do mundo como Veículo Leve sobre Trilhos ou VLT, jamais funcionou, embora tenham sido adquiridas 60 unidades zeradinhas, produzidas pela Cobrasma, empresa brasileiríssima, desarticulada por força de desgovernos pós período militar, que cancelaram e suspenderam contratos, forçando o fechamento não só dela, mas da Mafersa e da Santa Matilde, orgulhos da indústria de material ferroviário do Brasil, até então. Pra citar apenas algumas cidades dentre as brasileiras que já encontram dificuldade de locomoção e deslocamento a seus habitantes, visitantes, turistas e transeuntes de um modo geral. Não temos mais a Rede Ferroviária Federal S.A., não temos mais a Ferrovia Paulista S.A, FEPASA, não temos mais a Mogiana, não temos mais a Sorocabana, não temos mais a São Paulo/Santos, não temos mais a nossa indústria de locomotivas, trens urbanos, suburbanos e de transportes em longa distância e não temos nenhuma garantia de que algum dia tenhamos, novamente, transporte ferroviário farto e eficiente, caso continuem aí as políticas governamentais que encurtam as nossas esperanças, estraçalham as nossas esperanças e engarrafam as nossas cidades. O Brasil que roda sobre pneus e nunca conheceu - de verdade - as vantagens do transporte ferroviário, sente saudades dele sem nem mesmo tê-lo conhecido.
    O VLT de Cuiabá será pouco mais do que um cenário de cinema, para poses e fotos durante a Copa do Mundo, se tivermos sorte. Porque não há recursos para término de muitas obras e o VLT é um engodo. 22 quilômetros de linha urbana, vencendo obstáculos os mais diversos, obras de arte, desapropriações e tudo o mais, não se fazem no estalar dos dedos.
    Parabéns, Caiubi Kuhn, pelo destaque que dá ao setor de transporte nos teus comentários europeus. Andei muitas vezes em Paris, percorri a França, da Normandia ao Vale do Loire, a Bélgica (Bruxelas, Bruges, Ostend...) e algumas cidades da Holanda, Rotterdam e Amsterdam, sempre de trem ou de metrô ou pré-metrô, hoje VLT, sem engarrafamentos, sem congestionamentos, sem atropelos, sem atrasos, sem sufoco e sem tarifas escorchantes.
    Quem sabe um dia, Caiubi Kuhn, nos devolvam o Brasil dos nossos sonhos azuis!

    ResponderExcluir
  3. Espero que um dia o Brasil consiga melhorar seu transporte público e garantir o ir e vir da população!

    ResponderExcluir
  4. Apenas um comentário, sempre que for converter valores para fins comparativos não se esqueça de lembrar que se você mora e trabalha em Portugal por exemplo, o custo do transporte é 35 unidades monetárias, seja a moeda qual for o seu salário estará nessa mesma moeda. Se moramos e trabalhamos no Brasil o custo que devemos ter em mente que deveria ser era 35 Reais (nossa unidade monetária) e não 105 como você disse, pelo simples fato de que o salário brasileiro é em Real. Pode ser difícil para entender de início mas quem mora no exterior tem até um apelido para isso: conta burra. Em resumo, o transporte publico brasileiro deveria ser de qualidade e com muitas opções e além disso custar 35 reais por mês.

    ResponderExcluir
  5. Esse cara nesse vídeo explica melhor do que eu: http://www.youtube.com/watch?v=BYQcoGM-jZ8

    ResponderExcluir