terça-feira, 26 de novembro de 2013

Geração coca-cola, a primeira geração da democracia Brasileira!

                Ao longo dos últimos meses tenho visto na internet vários movimentos exaltando a ditadura militar no Brasil e alguns mais radicais pedindo a volta dos militares. Vamos refletir um pouco sobre os nossos últimos 80 anos de Brasil e relacionando com a conjuntura econômica e social nos demais países do mundo.
                Antes de qualquer coisa é necessário ressaltar que o Brasil teve poucos períodos de democracia plena e hoje estamos no maior período democrático da história. Em 1985 a democracia começa a ser reestabelecida e em 1988 se firma através da constituição de nosso país. É preciso dizer que até hoje estamos implementando mecanismos para fazer a constituição funcionar de forma plena e isso precisa ser compreendido como um processo de construção continua.
                O Brasil sempre foi um país com pouca tradição democrática, desde o Brasil imperial onde foi implementada uma constituição com 4 poderes sendo o legislativo, executivo, judiciário e o poder moderador. Mais tarde em 1889 passamos a ser uma república, a chamada república do café com leite (Minas Gerais e São Paulo) nesta época o poder estava na mão das oligarquias regionais, em resumo os coronéis decidiam quem era eleito ou não, mandava o famoso voto de cabresto.
                A revolução de 1930 comanda por Getúlio Vargas, impediu a posse de Júlio Prestes e deu inicio ao chamado estado novo. O governo de Getúlio teve três fases: Governo provisório (30 a 34), Governo Constituinte (34 a 37) e uma ultima fase regime totalitário (37 a 45). E em 1945 se estabeleceu o primeiro regime democrático de fato no Brasil que durará até 1964. Nesta época para se votar era necessário 21 anos, quanto hoje com 16 já se tem o direito a voto, por isso digo que minha geração (nasci em 1990) é a primeira geração da democracia, ou seja, que nasceu em um democracia cresceu nela, e que agora tem direito a decidir quem será eleito e quais serão as políticas implementadas no nosso país.
                De 1930 para frente o país passa a ter três tendências politicas principais: liberal, trabalhista e comunista. E passamos a ter uma polarização mais forte, representada de um lado pelo trabalhismo do PTB de Getúlio Vargas com suas reformas trabalhista e de outro pelos partidos de direita. Este cenário tem também uma forte influência da politica externa, marcada pela polarização no pós-segunda guerra entre a URSS e os EUA. Esta polarização teve uma forte influência no Brasil refletindo no golpe de 64. Contudo esta não foi a primeira tentativa protagonizada pelo eixo liberal no Brasil de implementar uma ditadura militar, em 61 com a renuncia do Jânio Quadros ocorreu um movimento para impedir a posse de João Goulart, esse movimento foi Liderado na época pelo então Governador Leonel Brizola e garantiu a posse do presidente João Goulart que presidiu o Brasil até o Golpe de 64.
                Importante dizer que nesta época se votava em presidente e vice separadamente, ou seja, não era a mesma concepção de governo de aliança existente hoje. João Goulart representava uma mudança na política Brasileira e no eixo de aliança de nosso país. Com políticas que se aproximavam mais da proposta ideológica dos URSS do que com o pregado pelos EUA. O Golpe de 64 veio na tentativa de evitar as reformas sociais defendidas pelo presidente.
                O regime militar veio, e durou mais de 20 anos, até ser restabelecida a democracia. Na época do regime não se podia discutir políticas e não se tinha liberdade. Talvez se a tivéssemos, poderíamos ter evitado o sucateamento das ferrovias Brasileiras, ter criado politicas melhores para educação, saúde, saneamento básico entre muitas outras áreas. E teríamos uma democracia de 68 anos com mecanismos de funcionamento bem desenvolvidos.
                O regime militar não foi bom para o país, pelo contrario, impediu mudanças sociais de acontecer, tirou o direito de decidir do povo, e ao final largou o país em um caos econômico que teve seu ápice durante a presidência de Sarney. Durante a ditadura a corrupção existia no Brasil e as diferenças sociais também estavam presentes, o acesso à educação era precário, com poucas pessoas conseguindo ter acesso à formação. E pior não se tinha direito a questionar as politicas implementadas e a forma de governo. A ditadura não salvou e nunca vai salvar país nenhum.
                Durante este ano de 2013 a população esteve nas ruas cobrando uma serie de mudanças no Brasil, para garantir nossos direitos básicos e melhorar nosso sistema político. Este foi uma das movimentações sociais que mostrou e se organizou para garantir algumas mudanças necessárias para diminuir a corrupção, gerando penas mais severas, cobrando mais transparência entre outras coisas.
                Nossa democracia saiu dos anos de adolescência e agora está em sua juventude e em mais alguns anos alcançara a maturidade, cabe a nós fazermos nosso papel no dia a dia em nossa cidade, estado e país. Mudando desde pequenas coisas ao nosso redor como também grandes coisas de nossa nação. Discutir política tem que ser cotidiano da mesma forma como se fala de futebol e novela. Não se deve simplesmente se discutir os rumos de nossa cidade de 4 em 4 anos.
                Para finalizar digo que não acredito em salvador da pátria, ou seja, não adianta esperar um herói para salvar o Brasil. A única forma de termos um país descente e termos uma população consciente e participativa que acompanhe as decisões tomadas pelos governantes da mesmo forma que acompanha o campeonato Brasileiro e a Novela ou o BBB. Temos que saber em quem votar, mas não só isso não resolve, temos que acompanhar as posições de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e da presidência da república independente de você ter votado ou não na pessoa, pois todos são nossos representantes e estão lá para construir políticas para nós.

                Vamos todos construir a política que queremos para nossa nação e fazer com que nossa democracia se amadureça a cada dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário