segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tuiú que não fala inglês, não tem freguês! A copa do pantanal.


                Analisando os andamentos das obras e demais atitudes tomadas para a copa decidi escrever este texto apontando alguns pontos sobre o assunto. A principio trazer a copa para Mato Grosso trás junto com ela uma revolução para o estado, colocando-o por um tempo sobre o enfoque do mundo e deixando de legado obras que realmente mudarão a vida e cotidiano da cidade de Cuiabá.
                Mas vamos fazer agora uma analise mais critica sobre a construção politica e também social que envolve as obras da copa e seu legado. Primeiramente os projetos foram feitos a toque de caixa, não pensando em possíveis expansões futuras. O ponto crucial para tudo esta sendo o prazo, ou seja, não esta sendo pensada necessariamente qual a melhor forma. Podemos analisar exemplos no mundo inteiro de veículos sobre trilhos que são colocados em superfície, nestas cidades em longo prazo isto provoca gastos muito grandes em obras de mobilidade para possibilitar a expansão do trafego.  Além disso, as dividas deixadas pelas obras da copa deixarão o estado sem possibilidades de grandes investimentos por um bom tempo.
                Mas a pergunta principal é: Falam tanto que as obras são para a copa e para fazer com que os turistas tenham uma boa impressão de Cuiabá! Mas os países de primeiro mundo tem uma estrutura de transporte exemplar sendo assim o turista quer ver o VLT ou as trincheiras? Não caro leitor... o turista quer ver o que o Mato Grosso tem de melhor! E enquanto se tem 1,5 bilhões em uma única obra eu não vejo se quer alguns milhõezinhos para o turismo. Pelo contrario vejo o caso do Cineteatro, onde a OCIP responsável pediu a quebra do contrato por falta de pagamento, vejo também os músicos e artistas que não tem recurso há muito tempo, os museus abandonados, e as cidades turísticas como Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Jacira sem ao menos ter o mínimo investimento de turismo.
                Turista não quer ver asfalto, turista não quer ver obra, turista quer ver as belezas naturais, quer conhecer nossa historia e ter um bom atendimento. E isso meu caro, só se tem com muito investimento em treinamento e também alguns investimentos básicos nas estruturas culturais que temos em nossos municípios. E deixo a pergunta a todos vocês, quando o poder público vai parar de politicagem gastando mais dinheiro com propaganda das obras da copa do que com investimento em cultura e turismo. Quando vão perceber que turista não quer ver viaduto? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário