terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A luta é uma só...

É com certeza motivo de insatisfação da maioria dos estudantes do Brasil o valor pago pelas bolsas de pesquisa. Os valores não representam nem ao menos 2/3 do salario mínimo na graduação, e com a mudança de perspectiva que ocorre ao entrar em um mestrado ou doutorado o valor também se torna insuficiente.
É importante lembrar que o pós-graduando tem por obrigação publica, logo deve se inscrever nos congressos pagar as anuidades das associações, dos conselhos profissionais entre outros gastos que surgem na vida destes estudantes. As diferenças das politicas entre graduação e pós-graduação são gritantes, um bom exemplo é a falta do beneficio do passe livre em Cuiabá aos pós-graduandos.
Mas por que este título “a luta é uma só”? Bom vamos agora entender um pouco da engrenagem que rege sobre a ampliação do valor das bolsas no Brasil. Em geral as bolsas de pesquisa são ampliadas juntas, ou seja, bolsas de PIBIC-Junior (ensino médio), PIBIC (Ensino Superior), e as bolsas de mestrado e doutorado (Pós-graduação), sendo assim o correto seria a luta pela ampliação ser desenvolvida por Grêmios, CAs, DCEs, APGs, UEEs, UBES, UNE e ANPG, desta forma teríamos de fato um processo de valorização da pesquisa no Brasil.
Os impactos da ampliação das bolsas vão muito mais profundos chegando a gerar resultados diretos também nas bolsas de assistência estudantil. Na Universidade Federal de Mato Grosso a pós uma luta desenvolvida pelo movimento de Casa dos Estudantes acordado junto a reitoria que o valor da bolsa permanência deve acompanhar o valor da bolsa PIBIC, desta forma nos últimos anos sempre que reajustada  uma das bolsas a outra também é ampliada.
A luta pela ampliação das bolsas de pesquisa é uma luta de todos os estudantes do Brasil e devemos juntar forças para que consigamos cada vez mais ter as condições necessárias para o desenvolvimento cientifico de nosso país. 

Pedição pública pela ampliação do valor das bolsas 

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35799

Nenhum comentário:

Postar um comentário