sexta-feira, 8 de junho de 2012

O desafio de se Reinventar o meu Brasil


                Em um momento onde se discute os investimentos em educação nos próximos 10 anos, as universidades brasileiras entram no que parece ser a maior greve da historia. Recordando um pouco os fatos dos últimos 2 anos vemos que o Brasil cada vez mais desenvolve um movimento pró educação onde professores e estudantes das instituições estaduais e federais estiveram se movimentando nas ruas lutando por melhorias na educação brasileira.
             Neste momento de mobilização é importante fazer uma analise histórica do desenvolvimento de diversos países pelo mundo e também da evolução da educação de cada uma destas nações. Temos como exemplos a Correi do Sul e os tigres asiáticos além da China que vem se mostrando uma potencia econômica, mas principalmente cientifica. Nos últimos 10 anos a produção de artigos e patentes tem disparado.
                O crescimento econômico do GRANDE BRASIL, que se coloca agora como sexta maior do mundo não se repete no cenário tecnológico e cientifico. Neste ano de 12 vemos o orçamento do ministério da ciência e tecnologia tendo um alto corte que certamente prejudica o investimento em pesquisa. O cenário brasileiro só não é pior, pois impressas como a Vale e Petrobras investem hoje duramente em seus programas de pesquisa, entretanto ficam vácuos científicos dentro do nosso país que chegam até mesmo a comprometer nossa autonomia nacional.
                Programas como a ciência sem fronteiras possibilitam o fortalecimento de áreas estratégicas que se encontram defasadas atualmente. Entretanto a região centro-oeste e norte sofrem com a falta politicas de incentivo e de estrutura para realização de pesquisas, resultado disso em diversas áreas ainda utilizamos dados generalistas, exemplo disso é a falta de mapeamentos geológicos de precisão nesta regiões, os mapas utilizados ainda são de 1:1.000.000 enquanto em países desenvolvidos o pais inteiros esta mapeado em escala de no mínimo 1:50.000.
             Mas essa é apenas a ponta do ice Berg, mas o verdadeiro problema esta é na base educacional brasileira, que apresenta alto índice de evasão. A mal remuneração dos professores de ensino Básico e fundamental  onde em alguns municípios os salários não ultrapassam 700 reais deixa a educação brasileira em um cenário critico. Após estudar ao menos 14 anos o mínimo que se deve aos professores é pagar bons salários e das as condições para desenvolver a educação publica e de qualidade.
                Para o desenvolvimento do nosso país é necessários que tenhamos no ao menos:
2 Bilhões para assistência estudantil
10% do PIB para educação
2% do PIB para ciência e tecnologia
Um piso salarial descente para os professores
Um plano de carreira adequado valorizando a docência
              Para isso precisamos unificar a população na luta por estas pautas que certamente decidirão o futuro do Brasil. Sem educação não se tem desenvolvimento, sem educação não se tem crescimento! Só a educação muda o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário