domingo, 30 de outubro de 2011

Serie: Os habitantes do passado mato-grossense

Final de ano! Prazo para o TCC terminando. Mais hoje me deu vontade de escrever sobre a historia de nosso estado. Estou falando não de uma historia recente escrita em livros e documentos mais sim de fragmentos perdidos no passado. O Mato Grosso a muito é habitado pelo homem e em outras épocas aqui já viveram diversos tipos de animas, alguns grandes e vorazes outros pequenos e singelos. 
Dendro do meu pouco conhecimento em Geologia, Paleontologia, arqueologia farei no blog nós próximos dias e talvez meses relatos sobre os seres do passado.
Para inciar vamos fazer um aparato geral, as primeiras formas em que se tem comprovação que habitam nossa estado foram os Estromatólitos, seres unicelures que construíam bioedificios nos mares rasos do Neoproterozoico, estes fosseis são encontrados na Serra das Arraras. Pelo incrível que pareça estes seres unicelulares que tiveram um contribuição gigantesca para nosso planeta auxiliando no processo de transformação de nossa atmosfera através da retirada do CO2 da água e liberação do O2 para atmosfera até hoje são encontrados na natureza. Na Austrália é possível observar colonias inteiras.
Mais tarde, durante o final do Neoproterozoico e inicio do paleozoico boa parte de mato grosso se transformou em uma cadeia de montanhas de mais de 4 mil metros de altura. Neste período não temos registros das formas de vida, mais como ainda não se tinha formas de vida terrestres podemos dizer que estas montanhas eram desabitadas. 
Posteriormente no siluriano/devoniano o mar invadiu toda esta região e nesta época foram depositadas boa parte das rochas aflorantes em Chapada dos Guimarães, e por isso dizem que que ja foi mar pois em meio aos folhelhos e arenitos das formações Furnas e Ponta Grossa são encontrados diversas formas de animais marinhos. 
No carbonífero, acreditem quem quiser tinhamos geleirasque recobriam diversos locais no estado, nesta epoca foi depositada a Formação Aquidauana que tem suas rochas aflorantes na região sudeste do estado nas proximidades de Rondonopolis. 
O Perniano é o ultimo período do Paleozoico, em sua duração ocorreu a ultima incursão marinha no Mato Grosso. As rochas das formações Estrada Nova, Irati e Palermo apresentam um amplo aparato fossilífero onde são encontrados microfosseis, mesossauros (pequeno réptil aquático), escamas de peixes, estromatolitos, algas e conchas. O final deste período é marcado por uma grande extinção em massa e tambem pelo impacto de um meteorito que originou uma cratera de 40 km de diâmetro na divisa com estado de Goias este astroblema e conhecido com Domo de Araguainha. 

Por hoje é só, depois escrevo alguma coisa sobre o Mesozoico e Cenozoico para então chegar a arqueologia e a mega fauna.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário