sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os jovens e os espaços de decisões

Independente da posição política de cada um, me alegra muito ver que nos últimos anos os assuntos referentes a política nacional estão cada vez mais presente nas conversas entre jovens. O problema é que muitos jovens não acreditam que seja possível mudar a política brasileira. Isso é um sério problema!
No geral a geração que está no poder no Brasil é a mesma que participou do processo de redemocratização do país. E isso não é só nas prefeituras, nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas e no congresso nacional, esse aparelhamento também ocorre em diversas outras instituições que existem em nossa democracia. O pior é que isso parece que não vai mudar tão cedo, na última reforma política, por exemplo, reduziram o tempo de campanha para 45 dias agora, afetando assim os candidatos novos e sem recursos.
Digo às vezes que a juventude hoje apesar de representar uma grande porcentagem da população ela não tem voz. E pior nem mesmo é escutada ou se quer tem políticas direcionadas para esse público. Os dados relativos a juventude são preocupantes, em Mato Grosso, por exemplo, 69,7% das  mortes de jovens, trata-se de morres por mortes violentas, sendo 31% causados no transito, 8,8% suicídios, este caso assim como  o das mortes no trânsito é muito preocupante, a cada 10 jovens que morrem 1 é por suicídio e 3 no trânsito. A evidente necessidade de construção de políticas públicas para juventude fica clara quando comparados com os dados da população não jovem em que apenas 9,6% das mortes são violentas.
O acesso à educação infelizmente ainda não está garantido para toda a juventude, segundo o CENSO de 2010 1,8% dos jovens mato-grossense entre 10 a 17 anos de idade são analfabetos.
Segundo a PNAD (2012) realizada pelo IBGE, no Brasil 19% dos jovens de 15 a 29 anos não trabalham nem estudam, 45,2% somente trabalham, 13,6% trabalham e estudam e 21,6% estudam apenas. Conforme a PNAD (2012) dentre os brasileiros que nem estudam e nem trabalham (Geração Nem-Nem) na faixa etária de 15 e 29 anos 70,3% do público é composto por mulheres. Entre 25 a 29 anos os números se ampliam ainda mais, sendo que o público feminino representa 76,9% e entre os jovens de 15 a 17 anos 59,6% da geração “Nem-nem” são mulheres. É preciso entender esse contexto e conseguir criar políticas de inclusão para esse público.
Estes são somente alguns dos desafios que envolvem as políticas para a juventude. Mas quando será que nossos governantes tratarão estes temas como prioridades? Até quando aceitaremos essa verdadeira chacina da juventude? E quando será que nós jovens vamos conseguir ter voz no Brasil. Vamos conseguir ter essa realidade que foi exposta acima modificada valorizando cada vida que esta iniciando, dando oportunidades de desenvolvimento humano e social para cada jovem no Brasil. Quando será que os gestores Brasileiros irão de fato construir e dedicar esforços para as novas gerações? 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Será que dá tempo?

Durante o último mês escrevi quatro artigos abordando sobre os desafios da juventude Brasileira. Em 2050 seremos a maior geração de idosos que o país já teve, e a grande pergunta é: será que dá tempo para fazer as mudanças necessárias para que em nossa melhor idade tenhamos condições dignas de vida?
Como tenho dito já há muito tempo, o principal desafio é dar formação e oportunidades para que nós ainda jovens, para que consigamos trilhar caminhos que auxiliem no desenvolvimento social nosso e do nosso país. Não estou falando de nos orgulharmos de dizer que existem exceções que dão certo, que conseguem Ascenção social. Estou falando de dar boas oportunidades para toda a juventude. Precisamos garantir uma boa educação e oportunidade para todos!
A transformação ocorre com mais facilidade em ciclos de desenvolvimento econômico, sendo assim, o país precisa voltar a crescer, mas precisamos saber aproveitar esses momentos de crescimento para gerar oportunidades e reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida de toda a população. Para termos qualidade de vida é preciso investir na humanização das cidades, transporte decente, parques, saneamento básico, ou seja, qualidade de vida para todos os cidadãos.

Estas mudanças podem contribuir para enfrentar uma série de outros problemas que existem no Brasil como, por exemplo, a questão da segurança pública. Pois um país com menos desigualdades e mais oportunidades certamente terá mais segurança. Agora para se fazer essas mudanças antes de chegarmos em 2050, teremos que começar ontem. Não podemos mais perder tempo. Precisamos para de ser o país do futuro e passar a ser o país do presente, o país da mudança, das oportunidades e das transformações sociais. 

Integração entre universidade e sociedade marca I MINASGEO

Realizado na última semana, entre o dia 18 e o dia 20 na Universidade Federal de Mato Grosso, o 1° Seminário de Engenharia de Minas e Geologia – MINASGEO reuniu autoridades, profissionais liberais, empresas, estudantes e professores que debateram diversos temas referentes ao setor mineral no estado e no país. A programação contou com apresentação cultural na abertura com Sexteto de Metais da UFMT, diversas palestras, minicursos, oficinas além de uma mesa redonda.
Os mais de 240 inscritos tiveram a oportunidade assistir palestras sobre diversos temas entre eles “Produção Mineral Brasileira e Mercado de Trabalho”, proferida pelo Dr. Cleverson Cabral. Outra temática abordada foi à relação entre a universidade e a sistema profissional, durante a palestra “Atribuição Profissional e Currículo Acadêmico” ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (UNESP), que atualmente é Vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO.
Dada as atividades de campo realizada pelos cursos de Geologia e Engenharia de Minas, o evento ofereceu também uma oficina sobre “Primeiros socorros e animais peçonhentos”, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, que instruiu os presentes sobre a temática, tema de importância para as atividades de campo que os alunos e profissionais da área possuem.
                Outro tema de relevância abordado no evento foi o Projeto Aripuanã, da Votorantim Metais, na qual foi apresentada a planta mineral proposta para pela empresa, destacando os impactos sociais, ambientais e técnicos do projeto. Esse é o principal empreendimento mineral que está sendo implementado atualmente no estado, desta forma a palestra foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o empreendimento. 
O Código Mineral foi tema de debate em uma mesa de peso, que contou com a presença do Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (UNESP), Vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO; do Prof. Dr. Jose Margarida da Silva (UFOP) Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA; do Prof. Me. Caiubi Emanuel Souza Kuhn (Coordenador do Evento e Diretor de relações sindicais – SINGEMAT); do Dep. Federal Nilson Leitão (membro da comissão especial do novo marco da mineração); e do Dr. Cleverson Cabral (FIEMT). Os presentes possibilitaram um amplo debate apresentando as visões da todos os segmentos da sociedade sobre o novo marco.
A palestra “Evolução do conhecimento geológico no estado de Mato Grosso” proferida pelo Geólogo Waldemar de Abreu filho, Chefe do Núcleo de Apoio de Cuiabá (Serviço Geológico do Brasil – CPRM), abordou o histórico do mapeamento geológico, destacando os principais projetos realizados.
O Prof. Dr. Cláudio Lúcio Lopes Pinto (UFMG) fechou o segundo dia de evento com chave de ouro com a palestra “Determinação dos parâmetros de resistência e deformabilidade para geomecânica” abordando os principais métodos e técnicas deste campo da ciência.
No sábado o evento foi encerrado com a realização de dois minicursos sendo eles: “Dimensionamento de equipamentos de lavra” ministrado pelo Eng. de Minas Cramer de Oliveira (Técnico do Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso) e o Autocad Map 3D ministrado pela Jéssica de Paula Oliveira Ferreira (Discente do Curso de Engenharia de Minas).
Com essa programação o I MINASGEO se mostrou como um espaço não só de integração, assim como uma ótima oportunidade de desenvolver um diálogo entre professores, estudantes, gestores públicos, empresários e da sociedade em geral.

O evento contou com o apoio do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios (SINDIMINERIO), do Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (SINECAL), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), do PET Geologia, da Votorantim Metais, da Império Mineração, da Associação dos Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), e do Sindicato Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT).
























segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Desastres naturais. É possível prevenir?

Na última semana, vários municípios da região oeste do Estado de Mato Grosso têm aparecido nos noticiário devido à situação de emergência. A região vem sofrendo com enchentes e a ainda há relatos de moradores sobre blocos de rochas que teriam rolado montanha a baixo.
            Antes de qualquer coisa parabenizo o Governo do Estado pela atenção que tem dedicado a estes municípios, mas como geólogo não posso deixar de fazer algumas ressalvas em relação às políticas que o estado tem desenvolvido ao longo do tempo em relação à prevenção e contenção de desastres naturais. Em um artigo anterior abordei sobre o histórico de Mato Grosso em relação a terremotos, sendo que nosso estado registrou em 1955 o maior terremoto da história do nosso país (6,2 mb na escala richter).
            Voltando aos últimos acontecimentos, o estado além de dar atenção à população da área afetada precisa também saber lidar com as adversidades da natureza. Para isso, o governo precisa ter entre seus quadros técnicos profissionais habilitados e com formação adequada para garantir que os trabalhos sejam feitos com responsabilidade e da melhor forma possível.
            O problema é que desde governos anteriores o que se tem observado é que não existe de fato um entendimento que é preciso o estado ter uma equipe técnica para lidar com os diversos assuntos referentes ao uso e ocupação do solo. É preciso desenvolver os estudos adequados para desta forma, poderem ser tomadas as medidas que garantam a proteção da população. Segundo o site do Governo do Estado entre as atribuições da defesa civil estão: 1) Promover estudos referentes às causas, ameaças, vulnerabilidades e consequências de ocorrências de desastres de qualquer origem no Estado; 2)Promover a implantação de centros de ensino, pesquisas e gerenciamento sobre possíveis desastres dentro do Estado; 3) Promover a prevenção, a preparação, o monitoramento e a resposta a áreas atingidas por desastres.
            Em outros estados e países a defesa civil possui em seu quadro técnico geólogos que desenvolvem diversos trabalhos para mapear áreas de riscos, desenvolver cartilhas de orientação, realizar estudos sobre a drenagem e permeabilidade, estudos de uso e ocupação do solo através das cartas geotécnicas entre muitas outras funções. Precisamos que Mato Grosso siga os exemplos dos estados que estão lidando com esta temática de forma técnica, e desenvolvendo ações não só quando o leite já derramou, e sim realizando medidas de prevenção.

            No final do ano passado as entidades ligadas à geologia fizeram uma carta (Abaixo) relatando a falta de profissionais nas secretarias do governo. É preciso que o estado estabeleça um corpo técnico capaz de realizar todas as medidas de prevenção e mitigação de desastres naturais, por isso, reforço o coro das entidades da geologia. Governador Pedro Taques, abra CONCURSO PÚBLICO para geólogos JÁ! 

Acesso ao emprego, um desafio posto para a nossa juventude!

A busca pelo emprego, em especial pelo primeiro emprego é um dos grandes desafios da juventude. Afinal muitas das oportunidades existentes têm como pré-requisito ter tido experiências anteriores. Quando a pessoa não é qualificada esse desafio aumenta ainda mais.
Antes de tudo, como disse em outro artigo, a busca por empregos hoje no mundo ultrapassou as fronteiras dos países. Se hoje as grandes empresas são internacionais o seu quadro de funcionários também é. Esse quadro tem a se ampliar cada vez mais, hoje temos milhares de jovens tendo uma formação de qualidade em muitos países em desenvolvimento e em muitos países desenvolvidos a busca por empregos é a principal preocupação da juventude. Nestes países existem muitos jovens capacitados, mas que não conseguem achar na sua cidade ou mesmo na sua nação uma vaga de emprego. Pois bem, estas pessoas irão procurar oportunidades onde elas tiverem. Então posso dizer que hoje, nós jovens, disputamos sim empregos com pessoas formadas em muitos países do mundo.
Neste mundo internacional do trabalho, ter uma formação de qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser um ponto básico, assim como o domínio de idiomas passou também a ser pré-requisito.  E não estou falando só das pessoas que irão trabalhar lá fora, quem for trabalhar aqui mesmo no Brasil precisa disso, pois hoje cada vez mais utilizamos informações e tecnologias de muitos outros países.
Para completar o cenário sobre o emprego, além da dificuldade de conseguir acesso ao mercado de trabalho, o jovem é o mais afetado pelas crises existentes, pois mesmo com mundo do trabalho em expansão muitos jovens já tem dificuldade de acesso ao emprego e renda, imagina então como fica a situação da nossa juventude na crise? Sem expansão do mundo do trabalho os jovens que buscam por emprego ficam com oportunidades cada vez mais escassas.
Os desafios são muitos, em tempo de crise, em um país com grandes problemas educacionais e estruturais é preciso desenvolver ações que possam mudar a realidade. Mas como fazer isso em um país onde política para juventude é escassa? Será que a necessidade a realidade dos jovens está entre as prioridades dos governos?