quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Direito de ir e vir não é garantido apenas com uma rua aberta e sim com acesso ao um transporte público de qualidade e a baixo custo.

                Há um mês resido no velho continente, em Portugal. Farei agora uma análise de alguns pontos comparativos entra o Portugal em crise e o Brasil em Desenvolvimento. Durante este ano o povo brasileiro foi às ruas para cobrar uma série de mudanças, destacavam-se entre elas a luta contra a corrupção, por melhorias na educação e outras áreas básicas como o transporte público. Darei destaque neste primeiro texto a este ultimo tópico.
Foto: Mapa da rede de transportes públicos que recebi na universidade logo quando fiz a minha matricula.

           Conheço boa parte das principais cidades do Brasil, e as que possuem o transporte mais avançado e estruturado dentro da minha visão são: Brasília com seu sistema de metro (2 linhas) e ônibus,  São Paulo com seus sistema integrado de Metro, Trem e Ônibus, Porto Alegre e a região metropolitana possuem um sistema de trem bom, outras cidades como o Rio de Janeiro possuem vários modais de transporte mas as duas linhas de metro que crescem a ritmo da economia do Iraque em guerra. Cuiabá, capital de Mato Grosso aguarda com muita apreensão o conclusão do Veiculo leve sobre Trilhos o famigerado VLT.  
           Os ônibus na maioria das cidades Brasileiras são velhos e oferecem condições muito ruins para os passageiros enquanto o preço das tarifas variam entre 2,00 e 3,00 reais  por passagem, no metro o custo é em geral 3 reais. Isso significa que o cidadão que utiliza o transporte de segunda a sábado gasta em um mês entre R$ 100,00 à R$ 120,00 ao menos. Isso apenas para ir trabalhar e neste caso não está nem mesmo sendo contabilizando os gastos de transporte com lazer.
                Se o cidadão for utilizar outros meios de transporte ele opta por ser mais um carro engarrafado, um motoqueiro com grande risco de morte ou então um ciclista muito corajoso, pois devido à ausência de ciclovias tu corres risco de vida ao andar por cada avenida.
                Pois então, tive a oportunidade aqui em Portugal de conhecer as cidades de Porto e Lisboa e ambas possuem um amplo e complexo sistema de transporte. Darei destaque a cidade de Lisboa a qual resido.
                Lisboa possui um modal formado por VLT, trem, bonde e ônibus e acreditem mesmo a cidade tendo uma média de temperatura entorno de 20° C, todos os ônibus que vi me tem ar-condicionado. Esse é apenas um detalhe, a cidade possui algumas ciclovias e tanto o cliclista como o pedestre são respeitados, é pisar em uma faixa e o carro para.
Os modais de transporte são todos integrados e o cidadão opta por comprar passagens individuais, passagens diárias, ou então pagar mensalmente 35 euros e ter acesso a qualquer tipo de transporte público a qualquer horário em qualquer dia quantas vezes quiser. Ou seja, se locomover para a balada, lazer, estudo ou trabalho durante todo o mês por 105,00 reais aproximadamente.
É notável que em Portugal os congestionamentos sejam bem menores que nas cidades brasileiras. Acredito que isto seja por obter tantas alternativas de transporte e a um custo muito menor, possibilitando a população seja ela rica ou pobre o direito de ir e vir.

Já pensou você ai utilizando VLT, trem, bonde e ônibus na hora que quiser por 105 reais? E ainda por cima ter os horários rigorosamente agendados (e sendo cumpridos), chegando ao ponto e tendo uma plaquinha indicando quanto tempo demorará o próximo Ônibus e pegando um transporte onde na grande maioria das vezes tu consegues um lugar para sentar. Não sei você mais acho que temos muito a melhorar no transporte do Brasil. Não se trata de 20 centavos e sim de garantir o direito de ir e vir, e também garantir melhores condições de vida a todo população de nosso país.