quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

CEU...
Um lugar pra se morar!
Um lugar pra se estudar!
E uma ferramenta para a inclusão social realizar!

            Não é possível pensar em um país descente, com igualdade social e com direitos iguais sem se falar em melhoria da educação e democratização do acesso ao ensino superior. Em um século onde uma ideia vale muito e o conhecimento passa a ser a maior ferramenta para garantia de uma vida digna precisamos debater formas e politicas visando garantir o acesso e permanência das classes menos favorecidas a educação superior.
            É de conhecimento de todos que a educação pública é precária sendo a pior da américa do sul. Sabemos que isto ocorre devido a corrupção na aplicação de verbas, a falta de valorização dos professores e a falta de investimento por parte do governo, sendo que os sonhados 10% do PIB garantidos na constituição nunca se transformam em realidade.
            São verdadeiros heróis os estudantes das classes sociais menos favorecidas que conseguem chegar a um ensino superior público e ao chegar na maioria das vezes não encontram condições para se manter na faculdade. Sabendo que a educação é a única e verdadeira forma de realizar uma verdadeira distribuição de renda entra as classes, é necessário que nós nos organizemos e façamos uma verdadeira luta para garantir a assistência necessária para que cada estudante de origem popular possa permanecer na universidade durante o tempo em que curse o ensino superior.
            Eu como morador de uma casa de estudante defendo esta politica como uma forma afirmativa de apoio aos discentes menos favorecidos e coloco aqui algumas sugestões para oque deve ter e como deve ser uma CEU.
            Em meus 5 anos de casa de estudante visitei diversas moradias pelo Brasil visitei casa em GO, RS, SP, MG, RJ, PE, PA e MT tendo entrado em contato com diversos outros moradores de outros locais. Durante este tempo em minha cabeça criei um modelo de como deve ser uma moradia.      Uma casa tem que ter biblioteca, sala de estudos, laboratório de informática, sala de jogos, sala de estar, espaço para atividades culturais, espaço para atividade esportivas (quadra poliesportiva) e uma praça. Isso seria uma estrutura geral. O melhor modelo de quarto é o do Rio de Janeiro na UFMJ, onde a casa é dividida e módulos, tendo cada um 3 quartos, 1 banheiro, uma pequena cozinha e uma área de serviço.
            Tá agora vocês devem pensar “o Caiubi quer que os moradores morem em um condomínio de luxo”. Não apenas acredito que esta seja a estrutura básica de uma casa de estudante, contudo precisamos pensar em aplicação correta dos recursos públicos. Sendo assim estas casa tem que ter capacidade para 300 estudantes ou mais viabilizando assim a construção dos espaços coletivos por se tratar de um grande numero de pessoas atendidas.
            As casas de estudante são tão necessária como quando as casas populares pois assim com estas garantes a inclusão social só que com um impacto muito maior. Um estudante classe D,E ou F que cursar uma faculdade certamente subira no mínimo para classe C e terá condições de garantir a educação dos seus filhos.
            Defendo e sempre defenderei as moradias estudantis como politicas fundamentais para realização da distribuição de renda no Brasil e como forma de diminuir a evasão no ensino superior, evitando o desperdício de recursos públicos.

Investir no na permanência dos estudantes é garantir a distribuição de renda no Brasil!

EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tem coisas que são sempre igual

Hoje, participei da plenária do CONFEA! Me senti em uma reunião do movimento estudantil da UFMT, a unica diferença que as ameças eram mais serias (tipo eu vou te processar, estou te processando), as decisões eram mais serias (regem sobre todos os profissionais do sistema CONFEA/CREA) e as pessoas usavam terno. Mais as discussões foram calorosas e os discursos inflamados!


Mais tem coisas que são sempre igual!

domingo, 18 de setembro de 2011

Cavalgando com as palavras

não sei oque digo a você
as suas palavras fugiram
a minhas ficaram perdidas
vamos ter que segurar as letras com cola
e montar as palavras amarrando cada pedacinho delas
para se montar um pensamento
de um belo ou triste momento
pois neste
as palavras somem
pois elas não tem sentido
mais em fim
sem o fim
sem o F o I e o M
não existe
se for assim
ainda não acabou
palavras somem palavras voltam
em alguns momentos temos que ser verdadeiros domadores de letrinhas
como caubóis
em vez de
C
A
V
A
L
O
S
domamos letras e palavras
que se encontram perdidas em nossa cabeça
como em uma selva
ou em campos desconhecidos
onde vivem o indomado
mais um dia a de ser colonizado
e no fim o que se parecia impossível se ser conquistado ou escrito está
na ponta de nossas mãos
ou na ponta de um lápis
riscando o papel
pode ser também em um teclado ou um verso
no final assim como os animais indomáveis
as letrinhas são laçadas e desta forma conseguimos cavalgar nas mais profundas palavras
até mentes e corações desconhecidos
ou conhecidos 

sábado, 17 de setembro de 2011

ESTUDANTES DA UFMT FAZEM MANIFESTAÇÃO E OCUPAM REITORIA




O dia 15 de setembro de 2011 entrou pra história do Movimento Estudantil desta Universidade. Com cerca de 800 estudantes Mobilizados pelo DCE Gestão Solução e Centros Acadêmicos, fizeram uma manifestação que se iniciou na frente do Restaurante Universitário, passou pelo ICHS, IL, Fernando Corrêa finalizando em frente à Reitoria. 

Os estudantes então iniciaram um árduo debate com a Administração da UFMT durante cerca de 6 horas. Todos os estudantes presentes puderam falar o que estava engasgado na garganta e cobrar soluções. Então pauta a pauta debatida sendo discutido as obras atrasadas no campus, sobre acessibilidade a necessidade da creche universitária e do centro de vivências, a falta de professores, necessidade de ampliação da assistência estudantil entre muitos outras reivindicações. 

Após este amplo debate algumas ocorreram avanços em algumas questões contudo muitas respostas ainda continuaram insatisfatórias e devido a necessidade de se realizar uma pressão maior para o governo federal e para reitoria os estudantes deliberam por ocupar a reitoria. 

Pautas como abertura de concurso público e 10% do PIB para educação são nacionais e a única forma de pressionar o governo e ir as ruas e ocupar as reitorias. Sendo assim pegamos nossas barracas e colchões e montamos nosso acampamento em uma ocupação pacifica onde o único objetivo é a melhoria pela educação. 

Cerca de 50 estudantes passaram a noite dentro do prédio da administração, de inicio estava tudo a ótimo tínhamos agua luz e internet funcionando. Primeiro foi nós tirado a internet, depois lá pelas 23 horas um gamba ou algum outro animal fez com que a luz da UFMT inteira acabasse e ficamos no escuro em um prédio sem janelas quase e com muito pernilongos a nossa volta. Apesar do problema a ocupação resistiu. 

No dia seguinte, iniciamos nossa manha debatendo nossa mobilização durante o dia. Membros dos DCE, CAs e demais estudantes se organizaram para manter a ocupação e passar nos blocos divulgando o movimento. Ao final do dia como planejado realizamos um Conselho de Entidades de Base – CEB para discutir as próximas ações do movimento em prol da educação. 

No CEB deliberamos pela não continuação da ocupação, os CAs farão em seus cursos discussões sobre as necessidades dos estudantes e quinta feira a noite será realizada uma assembleia geral universitária com intuito de deliberar sobre as próximas ações.



A LUTA CONTINUA...

























domingo, 11 de setembro de 2011

"para aqueles que tem um coração de pedra fiz uma poesia sobre as rochas"

quero fazer meu TCC
mais só me vem versos na cabeça
acho que vou ter que rimar
a história das rochas
mostrando
as falhas do terreno que rementem uma história!!
cada sedimento
pelos rios rolou!!
de uma rocha saiu
e uma rocha formou
em uma bacia que não é de lavar
mais também tem aguá!!
é uma bacia sedimentar!!
nos momentos de fluxo viscoso
o conglomerado ficou
mais nas calmarias
a argila depositou
o arenito esta variando
formando esterificações paralelas e cruzadas!!
dunas ali já existiram
sumiram...
apenas os forest ficaram contando a historia
das peleocorrentes dos rios que algum dia
ali passaram 

Mundo novo mais com todos os velhos problemas

Quando o Brasil foi descoberto (se é que foi descoberto), era eramos chamados de novo mundo! Mais o mundo novo será que era novo mesmo? Todo mundo sabe que nem sempre quem leva os méritos de uma descoberta  é quem descobriu! no Brasil foi mais ou menos assim muita gente já tinha pisado aqui antes dos portugueses. Os chineses são um exemplo disso que já possuíam um mapa em 1400 e pouco onde constava os 5 continentes e mais a antártica e só não desenvolveram mais sua navegação devido a uma troca de família no império. Outros navios já tinhas também passado pelo nosso litoral mostrando assim que a historia realmente ta fragmentada e faltando pedaço. 

Mais este não é o motivo deste texto. 

Mundo novo mais com todos os velhos problemas? 

Isso se refere aos problemas do Brasil nos últimos 511 anos. Veja só oque sempre fomos exportadores de matérias primas, sempre criamos tecnologias para os outros patentiarem patentarem e desenvolverem como o fibra ótica, avião, relógio de pulso entre muitas outras coisa. As vezes algumas coisa não foram nem inventadas mais eram nossas mais foram patenteadas la fora como o açai japonês! Isso é um reflexo de um pais que sempre foi marcado pela impunidade de nossos governantes, pela falta de ética e moral. Não é oque dizem que fomos colonizados por ladões? verdade ou não somos roubados até hoje. 

Em nossa historia sempre sofremos com a falta de estrutura, sempre faltou aguá, luz, comunicação e estradas! Sempre vemos elefantes brancos sendo construídos como diz aquela velha piada: 

Em uma conferencia mundial onde se reunia políticos do mundo inteiro  sentam pra conversar um alemão um americano e um brasileiro e eles começam a falar sobre sua peripécias. 
O alemão diz então: "esta vendo esta foto desta fabrica de cerveja então... 10% aqui no meu bolso!!!". 
O americano não querendo ficar pra traz mostra a foto de um grande edifício e diz: " ta vendo este prédio ai 10% da construção aqui no meu bolso". 
O Brasileiro olha pra um lado olha pra o outro e tira a foto de um rio e diz: "Ta vendo esta ponte ai? poisé 100% aqui no meu bolso!!!!"

No pais da impunidade temos deuses e assim como na Grécia antiga o povo só se fode!! Da qui a pouco vão querer que façamos mais sacrifícios! Porque hoje já sacrificamos muitos jovens para violência, muitas crianças para falta de saúde e uma geração com a falta de investimento em educação. Oque nos sobrou? 

Interessante lembrar que em 1808 quando quando a família real chegou ao Brasil colonia verificaram que faltavam faculdades, e estrutura nas cidades e portos. Hoje se formos pensar oque falta? estranho né acho as coisas não mudaram muito não! Nossa educação continua ruim, faltam faculdades para nossos jovens, as estruturas de portos e aeroportos são insuficientes! e nossas estradas ainda precisam melhorar muito além é logico de que quase não temos estradas de ferro e hidrovias. O mais estranho é que todo mundo sabe que transportar produtos pelos rios e pelas estradas de ferro é mais barato que por rodovias! Mais por que em 511 anos não investiram nisso? 

Como disse mundo novo mais com todos os velhos problemas!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Com emoção?

Tem coisas que surgem sem razão
Voam sem direção
E que agente nem se quer diz sim, talvez ou não!!
Simplesmente sem explicação, fazem tudo queríamos, tudo que podíamos através de um turbilhão.
Nem  sempre tudo assim,
Ou talvez seja!!
Pense só...
Se tudo tiver sentido acabara a emoção, a animação a alegria dos descobrir
De desvendar o que não sabemos
Ou de nos vendar para o que estamos vendo! Não o vendar de não ver...
Mais sim o vendar do saber!! A vida é um jogo a o qual cada dia é surgem novas variáveis como em um xadrez!! Desta forma estamos sempre presos a aproveitar ou não as oportunidade!!
Viver ou não? Se nascemos é pré viver!! Não concorda?
Sou da seguinte opinião cada um escolhe seu caminho ...
E na hora do formulário você pode marcar:
(    ) Com emoção;
(    )Sem emoção;
Eu já fiz minha escolha e vc?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tira o pé do chão!! Hora de voar

                Em minha vida já viajei um pouquinho! Algumas a maioria das vezes de ônibus mais nos últimos tempos os aeroportos que tem me gerado muitas historias. O que já aconteceu com você em um aeroporto?
Já perdeu o avião?
Já fez o check in e dormiu?
Já foi barrado por que disseram que você não parecia você?
Já ficou mais de 10 horas esperando um voou?
Se isso tudo já aconteceu com você então estamos no mesmo barco! Talvez venha aquele pensamento na cabeça Caiubi já deve ter viajando muito de avião! Pior que não foram só umas 5 viagens e muitas historias.
Nada como um encontro de estudantes, melhor ainda se for um encontro de moradores de casas de estudantes. Estava eu em Recife no Pré-Ence, após 4 dias de exaustivas discussões sobre assistência estudantil finalmente o evento chegou ao final e era momento de comemorar fui pra festança e curti muito, só que fiquei muito cansado resultado fui pro aeroporto e durmi dentro da saguão após ter feito check in, acordei uma hora depois do voou ter saído do chão.
Outra historia é da minha quase viagem para Argentina. Após três meses de muita correria dentro da UFMT para conseguir passagem para viagem chego ao aeroporto feliz e contente e sou barrado pela Gol pois segundo eles eu não parecia eu!! Mais juro era eu mesmo!! Perdi meu voou e a possibilidade de escavar fosseis na patagônia. Que merda né?
Quando pensei que já tinha acontecido de tudo e que já estava livre da maldição do aeroporto já vai eu perder o voou em Brasília e acabei ficando mais de 10 horas tentando tirar o pé do chão! Acho que tenho mais sorte com ônibus!!