terça-feira, 30 de agosto de 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

A educação no Brasil!!


O ano de 2011 está sendo movimentado nas entidades ligadas a educação. A vários anos não enfrentávamos uma serie de greves como esta ocorrendo agora, os professores da rede estadual de ensino pararam, os técnicos das instituições federais e agora os professores do IFMT e UFMT, isso no estado de Mato Grosso, no total mais de 44 instituições federais do Brasil entraram em greve e muitas instituições estaduais também pararam. Mais por que disso tudo?
Em um pais onde o profissional da educação não é valorizado ganhando as vezes menos de R$ 850 por mês mesmo após ter dedicado mais de 16 anos de estudos e tendo dedicado mais de 40 horas de sua semana nas salas de aula as vezes em condições até mesmo de perigo ou no mínimo com estrutura precária. Em contra ponto a isso os deputados amentam seu salario em mais de 60% e mesmo assim ainda tem a indecência de propor um congelamento de 10 anos no salario do professores e técnicos; Que pais é esse?
Em quanto o tempo passa ministro por ministro cai devido a corrupção no governo,  corrupção esta que já mostrou ser o maior problema do Brasil que infelizmente ainda sustenta estes semideuses que ocupam o senado, câmara dos deputados e os diversos ministérios. Deuses estes que decidem tudo sobre nossa vida e que quando eram nunca são punidos pois estão imunes as leis dos humanos normais.
Só será possível pensar em um pais forte quando um professor ganhar o suficiente para pagar suas contas e assim poder se dedicar a função de ensinar de mostrar os desafios do conhecimento.
                E nos, estudantes, pais, avos... Oque devemos fazer? Sentar em nossa cadeira e esperar surgir políticos coretos que se dediquem a exercer sua dignamente se esforçando para melhorar a educação construindo assim um futuro glorioso para nossa nação. Não estou dizendo que hoje não exista políticos honestos, estou dizendo que a maioria dos políticos não fazem isso pois se fizesse a situação seria outra. Então oque devemos fazer?
                Devemos pensar na hora de votar!! Devemos debater isso dentro de nossas casas, trabalho, escola ou faculdade!! Devemos estar prontos para irmos as ruas sempre que necessário para defender o direito a um pais digno a uma educação de qualidade, a uma formação de verdade.

Vamos juntos fazer a nossa parte e assim lutarmos por uma educação de verdade e com dignidade! 

domingo, 14 de agosto de 2011

Diario do Calourada - Sexta feira (quinto dia)

Na sexta dia 12 o calourada começou o dia com tudo as 8:30 da manha iniciava no teatro da UFMT onde foram distribuidas na entrada 300 unidades da Constituição Federal. A palestra sobre Reforma Politica ministrada pelo Senador Pedro Taques envolveu os estudantes em um debate quente que acabou por abranger diversos temas, as endagações feitas pelos presentes em boa parte das vezes vieram acompanhadas de sugestões formando assim um debate muito calouroso. Para encerrar a manha Luiz Henrique Lima que atualmente é Coselheiro do Tribunas de Contas do Estado - TCE ministrou uma palestra sobre funcionamento do orgão e apresentando aos discentes como funciona a fiscalização das contas publicas do governo do estado e das prefeituras.
No periodo vespertino ocorreram oficinas como a de yoga que ajudou todos os presentes a relachar um pouco depois de uma semana repleta de atividades.
Mais na semana dos calouros da UFMT ninguem relacha por muito tempo, no inicio da noite iniciou as apresentações com diversos Shows que animaram a noite até 3 horas da manha. Uma das principais atrações foi a banda Branco ou Tinto que foi indicada ao VMB 2011.
Depois de uma loga semana de trabalho agora a organização e os calouros vão se preparar para a gincana do calourada que ocorrerá dia 12 nas quadras da UFMT.
Lembrando a todos que esta edição do calourada foi Realizada por CAs, pelo DCE, por diretorias, Coordenações e principalmente pelos diversos estudantes voluntarios que se dispuseram a participar desta grande impreitada. Sendo assim desde já que fica o agradecimentos a todos que contribuiram e tambem o convite para todos que quiseram ajudar nos proximos eventos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Diário do Calourada – Quinta Feira (Quarto dia)

O dia iniciou com Grupo Siminina apresentou o tradicional Siriri Cuiabano na rodoviária ICET/FAET e o Pró-jovem fez apresentações de Danças Cênica e Romântica além de instrumentos alternativos e de sopro no saguão do IL.
             Os estudantes puderam discutir diversos temas como o novo Código Florestal entre outros assuntos de importância na atualidade.
            O Grupo de Siriri Raiz Cuiabana mostrou sua dança na abertura da programação cultural noturna, seguido pela programação da Aliança Bíblica Universitária – ABU onde teve muita música e pirofagia. Diversas bandas de Rock fecham a programação noturna encerrando assim o dia.
                A organização agora prepara o fôlego para o encerramento do evento que será nesta sexta os estudantes poderão debater reforma política, transparência pública e combate a corrupção além de poder aproveitar no final do dia a grande festa de encerramento.






Diário do Calourada – Quarta feira (terceiro dia)

         Os calouros nesta quarta feira puderam conhecer um pouco mais do universo. Ocorreu na rodoviária (ICET/FAET) uma exposição de fotos astronômicas mostrando a evolução do universo. Ao anoitecer ocorreu o “Calourada no Céu”, onde os estudantes puderam observar os astros através de um telescópio que foi posicionado no estacionamento do Instituto de Física.
                Durante o dia ocorreu também oficina de matemática, mini curso de química, oficina de fotografia entre outras atividades. Os CA’s e os cursos desenvolveram atividades paralelas a programação principal.
                O dia terminou com uma festa de sertanejo, que ocorreu no estacionamento do Restaurante Universitário onde duplas compostas por estudantes da UFMT tocaram diversas musicas para entreter os presentes.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diario do calourada - Segundo dia

Terça feira dia 9 de agosto, hoje é foi o dia onde foram passadas a maioria das informações aos calouros. As pro - reitorias estiveram dando uma palestra informativa sobre funcionamento da UFMT assim como explanaram sobre todos os programas de apoio que a universidade possui. Os estudantes tiveram então noções básicas sobre de extensão, pesquisa e também sobre as politicas de apoio aos estudantes de baixa renda como as bolsas permanência, alimentação, moradia e casa de estudante.


Diversos cursos fizeram suas atividades paralelas a programação oficial abordando características e questões pontuais relevantes a formação dos discentes.


No período noturno ocorreu a aula inaugural com a presença da Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder que deu boas vidas aos calouros. Logo apos formou-se a mesa inaugural como a presença do Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra Edinaldo Castro Silva que representou os diretores de institutos e faculdades, os discentes Erick D'elia e Alexandre Sandela representado a comissão organizadora, o discente Caiubi Kuhn do Diretório Central dos Estudantes, a Dr. Magda Matos do Hemocentro MT e nossa queria palestrante da noite a Dr. Clô Guilhermino.


O professor Edinaldo agradeceu a organização e também abordou um pouco sobre como foi organizado o evento e a importância do mesmo.


A Dr. Magda passou informações importantíssima sobre a doação de sangue e também destacou o sucesso da parceria firmada com o Calourada sendo que no semestre passado foram em um dia de doação mais de 90 bolsas de sangue.




















Os discentes presentes explanaram sobre como sobre a importância da organização conjunta entre estudantes voluntários, CAs e DCE e aproveitaram a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram assim como convidar os presentes para as demais programações do Calourada.


Apos as falas a Dr. Clô Guilhermino desenvolveu sua magnifica palestra sobre neurolinguistica abordado sobre as diversas frequências que o cérebro trabalha que são os auditivos sinestésicos e visuais.


Para encerar o grupo Alma de Gato fez seu show propiciando momentos de muita musica e alegria através de uma apresentação descontraída.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diário do Calourada... Segunda Feira

Hoje, segunda, dia 8 de agosto de 2011 inicio-se o Calourada 2011/2. O evento começou de forma calorosa como só ocorre em Cuiabá! Os calouros chegaram, infelizmente a universidade ainda esta um pouco esvaziada mais os estudantes presentes voltaram com toda empolgação de quem está querendo reencontrar os amigos, voltar aos estudos e beber um pouco também.
A organização do Calourada correu a universidade passando nas salas de calouros e veteranos informando sobre a ampla programação e entregando o quite Calourada com camisinhas, manual do calouro e diversos informativos aos estudantes.
No DCE o dia foi movimentado, alguns cursos como a Biologia trouxeram seus calouros para o DCE onde estes puderam ter informações sobre a universidade e sobre os Projetos da Gestão Solução. As inscrições para oficinas começaram a acontecer tendo varias delas já suas vagas esgotadas.
Depois de muita correria finalmente o dia acabou. Agora a organização prepara o fôlego para o dia de amanha, que terá um caráter amplamente informativo com instruções sobre programas de bolsas e políticas de auxilio da UFMT, assim como, a realização da aula inaugural da UFMT com a Presença do Grupo Alma de Gato e da Dr. Clô Guilhermino no teatro da UFMT.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Calourada 2011/2 - Programação

O projeto Calourada recepcionará os novos alunos da UFMT de 08 a 12 de agosto, com uma programação incrível de palestras, mini cursos, oficinas, atrações culturais, grupos de discussão e gincanas.  O objetivo do evento é incluir o calouro no ambiente acadêmico, apresentar a Universidade e tudo que ela oferece: oportunidades, desafios, novas amizades, experiências, vivências e principalmente conhecimento.
Realizada por Diretorias, Coordenações de Curso, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos com o apoio da UFMT, a segunda edição do evento abrange toda a Universidade, todos os alunos estão convidados a participar.
Além das numerosas oficinas e minicursos oferecidos, a programação terá na sexta-feira (12/08) palestra do Senador Pedro Taques sobre “A Reforma Política no Brasil”, tema que está em grande discussão no Senado e na sociedade. Ela faz parte da programação política do evento, que também terá Grupos de discussão sobre desafios do movimento estudantil, a Universidade que temos e a que queremos, o novo Código Florestal e movimentos Sindicais na Educação, que serão oferecidos pelo DCE.
Haverá exibição de dança e música regional como a apresentação dos grupos vinculados ao Pró-Jovem de Cuiabá, Siriri do grupo Siminina e de música clássica pela Orquestra Sinfônica da UFMT.
Na aula inaugural do evento haverá o show do grupo de vozes masculinas Alma de Gato, que faz apresentações de canto com muita irreverência e humor. O grupo se apresentará no Teatro da UFMT, no dia 09 ás 20h, a entrada é gratuita e irrestrita a calouros e veteranos.
Festas também fazem parte do encerramento do calendário nos três últimos dias da semana do calouro aonde doze bandas, grande parte composta de alunos da instituição, irão se apresentar. As festas ocorrerão no estacionamento da UFMT na frente do Restaurante Universitário (RU) e a entrada será gratuita.
O Calourada também arrecadará alimentos para doação á instituições de caridade. As inscrições nas atividades ofertadas serão no DCE, e será cobrado um quilo de alimento não perecível por oficina ou minicurso.
Para mais informações acesse http://calouradaufmt.webnode.com.br e confira a programação completa.

Segue a baixo o video do calourada 2011/1