domingo, 31 de julho de 2011

A VIDA E O UNIVERSO! uma analise da evolução de um ser!

Pensando sobre passado presente e futuro, fiz analises que me levaram a pensar sobre a vida e o sentido de cada dia!!

A vida começa como em um passe de magica em um impulso de vontade e prazer!

Seguido pelo passe de magica que gera a multiplicação das células transformando duas metades e um grande inteiro.

Passa se o tempo e as coisas tomam forma e assim nasce um novo ser cuja o fim todos já sabem qual será.

A vida se inicia como algo frágil, cumprindo a mais primitiva das funções a alimentação; seguido pelo instinto da proteção por parte da mãe e posteriormente aflora a maior das virtudes humanas “a curiosidade” a vontade de apreender e assim se descobre o mundo.

Começamos a apreender a um ritmo frenético se nem se quer entender oque esta se desenvolvendo. Os primeiros passos são, as primeiras descobertas começam a surgir em um quarto, depois em uma casa, no quarteirão e posteriormente se ganha o mundo.

A vida pode ser dividida em 5 fazes:

 1 é onde se apreende as coisas básicas: falar, andar se apreende a entender.

2 Depois a adolescência mostrando os primeiros sentidos mais corporais começa-se a descobrir o segundo sentido a reprodução ou também chamado de amor.

3 nesta fase já decidimos muito do que somos, descobrimos que ao contrario do que pensávamos quando erramos criança não sabemos de nada. E normalmente é onde damos nossa contribuição para procriação da espécie.

4 Cumprimos nosso de reprodução, começamos a pensar o que será de nós.

5 Já não se existe preocupação com o aqui, e sim e somente com o depois percebe-se que a vida é que nem o universo, começa em um único ponto, se expande em segundo multiplicando-se e ficando cada vez mais complexo, não faz sentido sem conflitos pois neles se renovam tudo (assim como numa super nova que forma depois um novo sistema solar) e tem como único fim voltar ao inicio, iniciar tudo novamente!

A VIDA É COMO O UNIVERSO A CADA INSTANTE SE RENOVA, SE EXPANDE E SE MODIFICA BUSCANDO SEMPRE A PERFEIÇÃO E HARMONIA ENTRE TUDO AO NOSSO REDOR, BUSCANDO SEMPRE A EVOLUÇÃO!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como construir um futuro melhor X Grandes erros da Humanidade (SERIE HISTORIA X ATUALIDADE - texto 8)

Após 7 textos estamos chegando ao fim da serie historia X atualidades. No decorrer dos textos tentei abordar temas de relevância e relacioná-los a algum exemplo histórico. Neste ultimo texto abordaremos a temática “Como construir um futuro melhor X Grandes erros da Humanidade” tentada analisar de forma símplice alguns exemplos de erros ocorridos durante o século XX em especial.
No século XX toda a concepção de universo e mundo foi modificada, nunca se tinha ocorrido tamanha revolução nos pensamentos e tecnologias como nestes 100 anos, ocorreram as duas grandes guerras, os carros e aviões se tornaram algo palpável, surgiu a energia atônica, surgiu a tectônica de placas, ganhamos o espaço, nossa população se multiplicou em um ritmo jamais visto, a educação se universalizou e o consumo humano se multiplicou por 4.
Estas mudanças estão ainda em andamento e por isso temos que pensar nos rumos da humanidade e da vida no nosso planeta, durante os ultimo século por varias vezes o homem colocou picuinhas a frente da necessidade de existência da vida. Um belo exemplo disso é a crise dos mísseis e a provável guerra nuclear que não aconteceu por pouco. Isso é só um exemplo, pois existem coisas muito menos polemicas que ocorreram a até hoje estão acorrendo. Exemplo disso e a constante degradação ambiental e esta idéia de se manter sempre o desenvolvimento financeiro a cima do meio ambiente não respeitando os limites dos ecossistemas e nem as demais formas de vida de nosso planeta.
As busca por poder sempre coloca em risco a sobrevivência humana, a maioria das guerras que ocorreram durante os últimos 100 anos tinha como simples objetivo adquirir mais poder e recursos energéticos, e nisso muitos erros que jamais serão corrigidos foram cometidos como o massacre dos judeus durante a 2 guerra ou até mesmo os muitos mortos durante a guerra do Iraque.
Tudo isso faz nós pensar sobre como construir um futuro melhor, para mim esta construção passa somente por uma palavra EDUCAÇÃO, somente a educação muda o mundo, tornando as pessoas pensantes, fazendo elas questionarem os erros da sociedade e assim construindo novos caminhos mais seguros e com menos erros. E para isso deixo agora um vídeo que pode dizer muito...



O futuro esta em nossas não cabe a nos construí-lo!  


E para quem não leu e tiver curiosidade segue a baixo os de mais textos da série:

http://caiubi.blogspot.com/2011/07/revolucao-industrial-x-as-patentes-de.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/05/as-colonizacoes-texto-5.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/03/idade-media-feudos-x-guerras-atuais.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/03/queda-do-imperio-romano-x-legislativo.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/imperio-romano-politica-fiscal-e-infra.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/continuando-na-historia-da-humanidade.html

http://caiubi.blogspot.com/2011/02/democracia-no-passado-e-os-problemas-de.html

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O futuro das cantadas!!

No passado as pessoas faziam as cantas nas praças e em outros locais do mesmo gênero, hoje a internet casa vez mais assume um papel importante na paquera!
Já pensou!!
Do jeito que as coisas estão...
E seguindo as tendências do momento!!
Daqui a um tempo tudo vai ficar cada vez mais digital!
Vai chegar o dia que o cara vai pegar e dizer:
Nossa a muito tempo que não teclava com alguém assim...
Fiquei até arrepiado...
Com o ritmo do digitar...
O seu digitando na aba do MSN me levava a loucura!!!
Estou com os dedos até trêmulos
Quase sem palavras!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Os rumos do movimento estudantil nacional!



Após mais um congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, podemos dizer que o movimento estudantil precisa repensar sua atuação. O CONUNE ocorreu em Goiânia de 13 a 17 deste mês de Julho e teoricamente era para ser um palco amplo de debate sobre a educação brasileira e sobre o futuro de nosso país. Contudo não foi oque aconteceu, em um congresso marcado pela sua curta duração e pela ausência de ousadia na organização onde até as culturais foram minguadas, se comparadas ao congresso passado. Os estudantes do Brasil inteiro se encontravam em um verdadeiro espetáculo treinando seus muitos gritos de guerra, um grupo ofendendo o outro e em momento algum obtendo consenso em qualquer que seja a proposta apresentada.
                Para não dizer que a oposição e situação não tiveram unidas por momento nem um na macha da maconha todas as forças tinham seus representantes que juntos gritavam “um beque gigante na boca do estudante” ou “o movimento estudantil legalizando a maconha do Brasil”, mostrando assim que pelo menos esta pauta tem como todo mundo queimar junto, quer dizer lutar juntos. Sou a favor da legalização da maconha, devido a muitos fatores que agora não cabe elencar, mas toda via acredito que existem assuntos mais importantes para serem tratados como assistência estudantil, garantia da meia entrada, o novo código florestal  entre outras pautas que certamente é de interesse de qualquer militante do ME no Brasil que pense no futuro. Estas pautas ficaram fora dos debates e quando ocorreu tentativas de debates o GRUPISMO do ME polarizado entre Oposição e Situação optaram por ao invés de discutir agredir trocando a luta pela luta de fato. Quem queria um debate de verdade vai ter que procurar outro local para obter isso por que no CONUNE  não deu.
                Mas o mais bonito são os animadores de torcida também conhecidos como lideres, que cuidavam atentamente dos muitos perdidos que se encontravam no congresso e muitas vezes foram sem nem mesmo saber oque era UNE, ou qual a importância do congresso. É isso galera esse é o futuro do ME.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como saber se uma criança vai ter futuro?

Como saber se uma criança vai ter futuro!? Essa é a pergunta de muitos pais aflitos. Primeiramente digo a todos que minha tese não tem fundamento cientifico mais tem sentido! Acredito que tem coisas que diz sobre como a criança lida com a vida e as oportunidades. Essa pesquisa só é valida na faixa entre 8 e 12 tendo e tem como critério básico para analise o fato do individuo ter tido acesso as duas oportunidades. Atitudes como:

Vai de dar bem Num sei em
1 Jogos de tabuleiros Sessão da tarde
2 Filme com legenda Filme sem legenda
3 Superinteressante Revista capricho
4 Livros Revista de ídolos pré-adolecentes
5 Jornal Novela
6 Lego Boneca carinho
7 Criar brincadeiras Ficar na saia da mãe
Como disse estes dados não tem valores científicos, mas analise e vera que tem sentido! Se quer ver uma criança ser alguém na vida faça ela pensar! 

O tamanho do mundo! e o pensamento de uma criança!


O mundo é do tamanho dos nossos sonhos e pretensões! Nossas palavras criam universos que se transformam nos pensamentos criando sentidos remotos ou comuns ao pensamento coletivo. Nossa mente tende a se encantar pelo enigma do indecifrável através das perguntas que muitas vezes sabemos que são sem resposta!
A curiosidade transforma nossa mente em palco de retrabalhamento de ideias e propostas levando a criação de teorias que no refotam as novas perguntas deixando assim acessa a chama da curiosidade e da geração de conhecimento. Quem nunca se perguntou da onde viemos? Para onde vamos? Ou até mesmo o que você vai ser quando crescer? Estas são perguntas de uma criança que sente acesa em seu peito a chama da curiosidade, da aprendizagem a chama de um mundo em um pequena cabeça.
Você já pensou oque aconteceria quando as pessoas perdessem a curiosidade e deixassem fazerem perguntas sem respostas? Nossa sociedade morreria!! Por isso se seu filho fizer perguntas sem respostas não o chame de imbecil ou coisa parecida agradeça por ele querem aprender e responder perguntas a qual ainda não temos repostas!

terça-feira, 12 de julho de 2011

A comida!! O Homem primata!? e como será o homem do futuro?

Estava eu no CEU (Casa do estudante da universitário) em um belo dia de domingo junto com alguns amigos e demais moradores. Como o RU (Restaurante Universitário) ta em Greve estamos recebendo comida da UFMT, temos carne, legumes, carboidratos e leite. Contudo neste dia o gás acabou...

Começou então uma experiência lúdica sobre a vida do homem pré historio...

Pegamos a carne e tivemos uma alimentação a base de carne e legumes o que me levou a pensar na evolução humana, uso e desuso e entre outras coisas que remetem a ciência e ao passado de nossa espécie. Na hora lembrei que somo resultado de uma estranha evolução e que esta ainda esta em andamento. Tenho apenas 3 molares e minhas presas não são grandes coisas, em minha barriga existe uma apêndice que já não tem utilidade a milhões de anos. Isso por que somos mamíferos descendentes de seres unicelulares, de peixes, repteis e também de outros mamíferos e primatas.

Durante aquele churrasco, ao comer a carne e os legumes pensei de quando aqueles hábitos tinhas surgidos na humanidade e de o quanto hoje eles são necessários. O homem começou a comer carne assada quando dominou o fogo durante o paleolítico e assim surgiu o churrasco...

As pessoas se juntavam, caçavam e depois comiam (só não tenham inventado a cerveja se não beberiam a cerveja também) e hoje é lógico já não caçamos quase (a maioria de nós), mas trabalhamos e compramos a carne e depois assamos junto com os amigos e agora na maioria das vezes com a cerveja de acompanhamento.

Os legumes por sua vez fazem parte da alimentação desde muito tempo antes do homem ser homem! Prova disso é o nosso apêndice que servia para digestão de celulose. Contudo o homem passou por muitas dificuldade e muitas quase extinção durante os periodos onde a natureza chegou em seus extremos, nestas épocas os seres humanos que se alimentavam de carne tendiam a sobreviver enquanto os grupos que se alimentavam de vegetais tendiam serem exterminados. A carne demora mais a ser digerida e possui uma concentração maior de gordura e outros nutrientes que muitas vezes eram retirados de carnes quase podres, além do mais, independente das condições climáticas do planeta enquanto houver vegetais terá animais sendo assim durante os períodos mais extremos como a era do gelo ou grandes secas os vegetais ficavam escassos em determinados momentos enquanto os animais se tornavam uma alternativas mais viável. Posteriormente com o desenvolvimento de ferramentas e armas mais sofisticadas o ser humano passou a utilizar também a caça e assim usar também as peles (casacos) e ossos (ferramentas e armas) para benefício de sua qualidade de vida.

É interessante pensar que somos resultados de uma evolução inigualável e que este processo ainda esta em andamento depois de entender um pouco da vida passada e ao percebermos que nossos genes estão em mudança já que partes do nosso corpo estão desaparecendo podemos pensar:

COMO SERÁ O HOMEM DO FUTURO?

Vejam só, no passado comiamos carne e por isso tínhamos grandes caninos, hoje comemos menos carnes (a final ta caro um bifinho hoje né) e em vez disso comemos salgadinhos, comidas industrializadas e mudamos nossos hábitos totalmente. Desta forma podemos pensar que as mudanças de hoje se refletirão na nossa estrutura física futura e por que não até mesmo mental.

Já pensou o que pode surgir ou desaparecer?

se tiver sugestão posta o um comentário ai!

terça-feira, 5 de julho de 2011

A matriz energética no mundo e no Brasil.

Quando analisamos o panorama mundial de utilização de Matriz Energética percebe-se que as  fontes utilizadas em cada um dos países esta relacionadas à disponibilidade energética e ao custo de cada matriz.
Nos países do hemisfério norte principalmente a utilização de energias como a nuclear, carvão mineral e gás natural se destacam. A energia nuclear e utilizada para geração de energia elétrica, o carvão desde a revolução industrial sempre foi empregado principalmente para uso industrial. Já em nosso país os principais destaques são o petróleo em que nosso país já é autossuficiente, as biomassas modernas também apresentam grande porcentagem de participação em relação ao panorama mundial e as hidroelétricas também tem uma grande relevância em nossa produção energética.
No Brasil devido a pouca reserva de carvão de boa qualidade existente esta matriz ainda não possui uma grande participação energética. Diferentemente de outros países que possuem grandes reservas e que vem sendo utilizadas desde o século XVIII, entretanto esta fonte de energia tende a ser substituída por outras alternativas devido a escassez de reservas. As minas de carvão em outros países geram um custo humano alto devido aos constantes desastres e um custo ambiental considerável devido à emissão de CO².
Em relação ao Petróleo recentemente o nosso pais alcançou a autossuficiência na produção, isso se deve ao constante investimento em prospecção e exploração desta forma hoje o Brasil se destaca neste setor. A descoberta do pré-sal se apresenta como uma ampliação significativa de nossas reservas de petróleo e gás natural garantindo assim a continuidade da exploração destes recursos por mais algumas décadas. O petróleo hoje a nível mundial se apresenta como a principais matrizes energéticas, entretanto, as tensões politicas nos países produtores e a ameaça em longo prazo de escassez faz com que na última década o valor do barril tenha alcançado valores sem igual na história. Essa alta nos preços possibilitou a viabilidade outras energias alternativas e incentivou a troca de combustível sendo substituída a gasolina e o diesel por combustíveis alternativos tais como energia elétrica (carro elétrico) biodiesel e álcool combustível. Vale lembrar que hoje muitas das funções do petróleo e seus derivados ainda não têm substitutos viável ficando assim esse desafio para humanidade resolver até a escassez das reservas. O petróleo também tem grandes contribuições sobre a quantidade de emissão de CO² emitida anualmente contribuindo assim para o aquecimento global.
A maior concentração de água doce em um país esta no Brasil, possuímos uma extensa malha hidroviária tendo a maior bacia de agua doce do mundo em nosso território a bacia do amazonas, por isso não é de se surpreender que tenhamos como uma de nossas principais matrizes as Hidroelétricas. Principalmente nos últimos 10 anos após as constantes ameaças de apagão que ocorreram no iniciam do século XXI temos uma grande quantidade de hidroelétricas e pequenas centrais hidroelétricas em construção mostrando assim uma forte tendência de crescimento desta matriz energética em relação às outras sendo este também um dos maiores destaques brasileiro em relação ao panorama mundial (Tabela 1) já que em muitos países a quantidade de rios com condições para geração de energia é relativamente pequena. O problema desta matriz é o alagamento de grandes áreas territoriais além de também prejudicar os cursos de água.


Comparativo do panorama energético mundial com o panorama energético brasileiro.

Fonte
Mundo
Brasil
Petróleo
35,3
43,1
Carvão mineral
23.2
6,0
Gás natural
21,1
7,5
Biomassa tradicional
9,5
8,5
Energia Nuclear
6,5
1,8
Energia Hidroelétrica
2,2
14,0
Biomassa moderna
1,7
23,0
Outras energias renováveis
0,5
0,1
Tabela 1 - Fonte: IEA (Mundo) e MME (Brasil).


            Apesar de ter uma das melhores tecnologias do mundo em enriquecimento de uranio, a energia nuclear possui uma participação pequena no panorama nacional. Em nível mundial a energia nuclear é muito utilizada para geração de energia elétrica principalmente em países desenvolvidos, contudo ainda se tem muitos problemas com os resíduos produzidos, já que estes são extremamente tóxicos e também preocupa devido ao histórico de desastres que acorreram como o de  Chernobyl (1986) na Ucrânia ou mais recentemente o de Fukushima no Japão. Estes desastres possuem um efeito duradouro sendo que o primeiro deles apresenta serias consequências até hoje. Desta forma apesar de muito produtiva a energia nuclear apresenta sérios riscos. O Brasil, contudo está construindo sua terceira usina nuclear, que se chama Angra 3 que aumentara a participação desta matriz no panorama nacional.
            A utilização do gás natural ainda é tímida no Brasil, isso se deve ao tamanho do território nacional e ao fato de somente recentemente (nos últimos 15 anos) esta matriz energética esta sendo difundida em todo país. A construção de gasodutos entre os reservatórios e os polos consumidores hoje vem se concretizando desta forma possibilitando a uma fatia significativa da população que hoje não tem acesso a esta alternativa a possibilidade de optar entre as fontes energéticas. O estudo de novas reservas de gás natural tem tido muito sucesso, no pré-sal foi descoberto uma grande reserva, na região amazônica já se é explorado uma grande quantidade de recursos e hoje em nosso estado o Mato Grosso a Petrobras estuda a existência de petróleo e gás na Bacia do Parecis. Outra alternativa para os estados de fronteira, é a compra desses recursos de outras nações como a Bolívia que se apresenta como um dos destaques mundiais no setor, o problema assim como no caso do petróleo é a instabilidade politica, um bom exemplo foi a crise existente também no inicio deste século enfrentada entre Brasil e Bolívia onde o suprimento de gás natural foi suspenso durante um período considerável deixando todo o setor que necessitava desta matriz energética desamparado. O gás natural é hoje um dos combustíveis fósseis dinâmicos e baratos possuindo custo inferior a gasolina e diesel chegando ao consumidor a custar cerca de 3 vezes mais barato, além disso hoje o gás é usado em termo elétricas e na indústria sendo empregado de inúmeras forma distintas. Toda via assim como os demais combustíveis fósseis ele gera uma grande emissão de CO² e também tende a escassez podendo ser substituído assim como outros combustíveis fósseis por biomassa moderna ou outros processos tecnológicos que levem a utilização de outro gás para o mesmo fim.
          A utilização de biomassa tradicional Brasil tende a ter sempre destaque para queima de madeiras entre outras que podem servirem para inúmeras funções. Em relação ao cenário mundial, nosso pais esta a baixo da media, contudo apresenta um grande potencial para esta área. Toda via as biomassas tradicionais não apresentam um aproveitamento energético tão auto quantas outras matrizes energéticas.  O custo desta matriz em geral não é muito alta e com manejo é possível fazer uma exploração sustentável entretanto não é oque ocorre hoje em muitos locais sendo que o material utilizado é retirado do meio ambiente sem nem um reparo ambiental ou manejo. Outro problema é a emissão de CO² é relativamente significativa neste caso por se tratar de utilização de biomassa.
      A inovação tecnológica brasileira na produção de energia através de biomassa moderna por outro lado vem cada vez mais tendo destaque nacional e mundiais sendo em relação aos demais países um destaque sem igual nesta área. O constante investimento existente desde a década de 90 em tecnologias como álcool combustível e posteriormente biocombustível além da atualização de bagaço de cana para até mesmo geração de energia elétrica demostras um forte tendência nacional do fortalecimento desta matriz. Que possuem a vantagem de ao contrario do petróleo, do carvão e do gás natural que ficarão escassos, a biomassa moderna não correr este risco apresentando como único problema ambiental os problemas referentes a produção, já que como é a fonte de energia geralmente são grãos ou outras culturas é necessário desmatar grandes áreas para o plantio. Toda via as biomassas modernas poluem muito menos do que os combustíveis fósseis sendo assim se apresentam como uma alternativa ecologicamente correta. Quanto à viabilidade econômica a biomassa moderna passou se tornar uma alternativa de mercado em virtude das altas dos combustíveis fósseis e também em virtude de sua escassez iminente.
     Outras fontes de energia como a solar e eólica ainda não possuem uma ampla participação, mas tendem a se tornarem viáveis na medida em que outras fontes de energia se tornar escassas ou em virtude da constante valorização dos preços cobrados ao consumidor. Deforma gerais energias limpas e renováveis tendem a tomar cada vez mais espaço das demais matrizes energéticas, sendo assim a tendência cada vez mais são as biomassas modernas, a energia elétrica e outras tecnologias como a energia solar e eólica. Outra tendência que vem se fortalecendo é pelo melhor aproveitamento das matrizes energéticas utilizadas, cada vez mais são produzidos equipamentos, utensílios e maquinários mais econômicos isso devido ao custo cada vez mais auto das fontes energética, sendo assim o consumidor tende a optar pelos utensílios econômicos. Todavia é o crescimento da demanda energética continuara devido ao crescimento econômico e também aumento demográfico sendo assim além do desafio escassez eminente de alguns recursos ainda existe o desafio de ampliação constante da demanda cabendo assim aos profissionais a nos, estudantes, e futuros profissionais destrincharem as alternativas buscando a viabilidade energética.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Revolução Industrial X as patentes de hoje - História X atualidade (texto 7)

Revolução industrial, época de grande mudança na história da humanidade. Foi onde a tecnologia desabrochou, começando esta época de progresso e destruição ambiental que vivemos hoje. A revolução industrial se baseava em cima de poucas coisas basicamente em ferro e carvão. Bom eu como um quase geólogo não posso deixar de dizer que este fatores foram decididos ainda no paleozoico, já que o carvão vem das antigas florestas do período carbonífero onde nesta época todo os continentes que hoje estão hemisférios norte estavam próximo ao equador em uma área tropical tendo grandes florestas, estas por sua vez deram origem as reservas de carvão utilizadas na revolução industrial. Já nós, países do hemisfério sul, sub desenvolvidos, durante o carbonífero estávamos próximos de onde é a antártica sendo assim não tínhamos grandes florestas e por isso não temos quase nada de carvão. 
Bom pra quem acredita em destino, pode dizer então que a muito tempo atrás decidiram que seriamos países subdesenvolvidos! Ironia do destino né?
Voltando a falar de da revolução industrial, com ela a produção começou a ser fragmentada diferente de antes que uma pessoa sabia todo o processo de produção no modelo criado na revolução industrial o funcionário saberia somente a sua função. Neste momento começou a se estabelecer as classes sociais e o capitalismos ganhou força. Durante a revolução industrial quem sabia montar um maquinário sofisticado ou um produto novo ficava rico, no Brasil como não tínhamos quase nada de carvão não desenvolvemos! E assim continuávamos nossa função de exportar matéria prima e importar tecnologia produzida pelos outros países, função essa exercida com orgulho até hoje, ja que, produzimos soja, algodão, milho, arroz e muitas outras coisas. Mas você sabe da onde vem os maquinários, os insumos agrícolas ou até mesmo as sementes? bom do Brasil que num é! Em quando isso a China começa a produzir tudo possível em tecnologia, e olha só nos compramos deles!!! Hoje quem ganhar e cresce é quem produz patente e tecnologia! Seremos um pais do futuro, com sendo um futuro polo tecnológico ou continuaremos sendo um pais do passado sendo produtor de matéria prima somente?
Já disse isso em outros textos, hoje o Brasil ainda é uma colônia. Não produzimos tecnologia, não produzimos patentes, produzimos apenas matéria prima. Ou seja hoje já não é mais o carvão que define que vai ser desenvolvido ou sub desenvolvido já tá na hora da coisa mudar né? Precisamos de investimentos em Tecnologia, em inovação tecnológica, em patentes e o mais importante em EDUCAÇÃO! O começo não temos como mudar, mais ainda da pra mudar o final!